Queremos viver e anunciar a Boa Nova do Evangelho com alegria, jeito humilde e paixão.
PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA
Povo de deus no sertão
LINKS
Formação de Jovens da Prelazia.
August 19, 2019
Durante os dias 17 e 18 de agosto de 2019 , aconteceu no Centro Comunitário Padre Josimo em Porto Alegre do Norte-MT, o encontro de formação da Pastoral da Juventude da Prelazia. Teve como objetivo continuar o processo formativo que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2018. Os agentes de pastoral Thiago e Marco Antônio são os responsáveis de acompanhar todo o processo dos jovens.
A prelazia sempre teve como pilar de sua missão o protagonismo dos leigos, é através da juventude que será possível a igreja tomar novos rumos em sua caminhada. O Sínodo da Amazônia propõe uma igreja libertadora, onde homens e mulheres possam assumir sua missão em defesa dos pobres e excluídos.
Em greve, professores de São Félix do Araguaia com salários cortados realizam Pedágio Solidário
August 02, 2019
Um grupo formado por profissionais da educação de São Félix do Araguaia – MT realizaram nesta quinta-feira, 01, no Aterrinho, um pedágio solidário. Eles pedem donativos que serão distribuídos entre os profissionais da educação que estão em greve há 60 dias, exigem uma postura mais eficaz e institucional do Parlamento Estadual. Em razão da greve, eles tiveram os pontos cortados e, automaticamente, ficaram sem salários. Muitos enfrentam dificuldades, está sem os mantimentos básicos em casa, toda arrecadação será revertida para a compra de cestas básicas e medicamentos para aqueles que fazem o uso contínuo. Os profissionais usaram faixas e cartazes para chamar a atenção dos motoristas.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DECISÃO LIMINAR SOBRE A GREVE DA EDUCAÇÃO
January 01, 2020
A Direção do Sintep/MT torna público que tomou conhecimento pela imprensa do teor de liminar declarando a abusividade do movimento grevista na educação pública estadual.
Consideramos que a decisão liminar causa insegurança jurídica na medida em que autoriza, por via obliqua, o descumprimento de lei válida e eficaz.
A Direção do Sintep/MT esclarece que a decisão não muda em nada a luta da categoria. A greve geral por tempo indeterminado somente será suspensa por decisão da Assembleia Geral.
Nesse sentido, o SINTEP/MT convocou o Conselho de Representantes da categoria para os dias 03 e 04 de agosto e ato público para o dia 05, que poderá ser convertido em Assembleia Geral, caso o Governo apresente proposta que respeite a conquista da categoria estabelecida na Lei 510/2013 e pague de forma imediata os salários cortados.
Destacamos que toda decisão judicial cabe recurso. Tão logo seja intimado, o SINTEP/MT apresentará os recursos pertinentes, confiante de que a Justiça será feita e a liminar será cassada.
A Direção do Sintep/MT lembra que, historicamente, em todas as greves deflagradas pela categoria, ao longo de seus 54 anos de lutas e conquistas, o Poder Judiciário de Mato Grosso tem se manifestado favorável ao Estado, com exceção de 2016. A greve de 2013 que resultou na política da DOBRA DO PODER DE COMPRA, foi declarada abusiva com 14 dias, porém só foi suspensa após 67 dias, com a apresentação do projeto de lei que resultou na lei 510/2013.
As conquistas dos/as trabalhadores/as da educação foram consolidadas pela própria luta da categoria.
Sintep/MT
Livre, democrático e de luta!
REPAM e CEA lançam subsídio de orações para o Sínodo.
July 31, 2019
Por: Repam-Brasil.
Sintonia, celebração e compromisso resumem o Tríduo do Sínodo para a Amazônia. O material, publicado hoje pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil e pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA e já enviado para as comunidades da Amazônia brasileira, reúne roteiros celebrativos para as comunidades rezarem em sintonia com a assembleia sinodal.
Preparado pela equipe da REPAM-Brasil e da CEA, o livreto é composto por três encontros iluminados pelos eixos temáticos do Instrumentum Laboris, que podem ser rezados como Ofício Divino das Comunidades nas semanas que acontecem o Sínodo, em Roma. De acordo com as orientações enviadas para as comunidades “para cada semana do Sínodo, a comunidade pode escolher o melhor dia para celebrar. É importante que antes dos encontros as pessoas responsáveis preparem o ambiente com os materiais sugeridos e outros do território, organizem o local para a celebração e convidem as comunidades, pastorais, grupos”, recomenda a equipe que preparou o conteúdo.
Leon de Souza, coordenador de articulação da REPAM-Brasil, disse que o material foi pensado para contribuir com a vida e a dinâmica das comunidades que já têm suas celebrações, da Palavra, da Eucaristia, dos Ofícios, para estarem em sintonia com o Sínodo em Roma. “Mais do que se conectar com o evento, deixar que o Espírito possa soprar no território da Amazônia é o mais importante”, afirmou Leon sobre os roteiros celebrativos.
O material impresso foi encaminhado para os regionais da CNBB presentes na Amazônia brasileira, que distribuirão às dioceses do território. A versão virtual do material pode ser baixada aqui no site da REPAM-Brasil: Tríduo do Sínodo.
Curso sobre Suplemento Alimentar na Arte Nossa
July 31, 2019
Por: Irmã Dalila
Iniciamos com a reflexão Bíblica de Gênesis:
"Deus deixou árvores de todas as espécies e também sementes alimentícias e medicinas."
Éramos em 12 participantes, incluindo Irmãs Lúcia e Dalila
Foram colocadas várias experiências sobre alimentação alternativa.
Logo após, falamos sobre os ingredientes do suplemento alimentar e suas utilidades. Arte Nossa Suplemento alimentar e como preparar: 01 copo do Pó da folha da Mandioca; 01 copo de Amendoim; 01 copo de semente de Girassol;01 copo de Gergelin; 01 copo de Linhaça; 10 copos de Fubá
10 copos de fibra de Trigo;01 copo de castanha de Caju ( ou do Pará);01 copo de semente de Abóbora;01 copo de castanha de Caju ( ou do Pará);01 copo de semente de Abóbora;01 copo do pó da folha do Quiabo ( ou Taioba) (ou Caruru=Bredo);Meio copo de farinha de casca de ovo caipira . (Não colocar se a pessoa tiver problema renal)Não precisa colocar se tiver o gergelin.As folhas serão bem lavadas e secas na sombra. Todos os ingredientes serão triturados, coados e torrados.Como usar: adulto uma colher se sopa por dia;Criança: meia colher de sopa por dia.
Depois todas colocaram seus aventais, tocas e foram para a parte prática na cozinha.Cada participante se alegrava com as novas descobertas.Esta Oficina, uniu mais o grupo da Arte Nossa e despertou grande interesse.Ficarão à venda os kits. 5,00 cada. Corra para adquirir o seu.Pastoral da Criança e Arte Nossa. Participe.
Arte Nossa : Memória e compromisso
July 05, 2019
Por: Irmã Dalila
Antes de ser Arte Nossa foi clube de Mães, que nasceu na década de 1970, na cidade de São Felix do Araguaia-MT, baseados nos anseios e desejos de donas de casa que tinham a necessidade de estarem juntas, não só em prol de confraternizar e ter momentos de vivência, mas com o intuito de se organizarem e concretizarem seus sonhos.
Estas mães desde o início contaram com o apoio da Irmã religiosa Irene Maria de Paula Franceschini, missionária da Prelazia de São Felix do Araguaia, conhecida como Tia Irene e em 1978 e 1979, a pedido da mesma, ingressou nesta caminhada para colaborar na Educação e Missão com as mulheres, a Ir. Dalila dos Santos, Vedruna, atuando no Clube das mães e das “buchudas”, com Ir. Irene e mulheres lutadoras de sua época: Lorinha, Eva, Almerinda, Lindalva, Deusete, Vera, Erotildes e outras.
Com o aumento da participação de mães, viu-se necessário em 1991 criar uma associação, onde a entidade poderia ter seus rumos por conta própria, ficando a seguinte denominação: “Arte Nossa”.( ANASA)
O principal objetivo da associação sempre foi a promoção e defesa da mulher e a contribuição para a melhoria de vida de seus associados e a sua continuidade, bem como resgatar todas as formas de trabalhos artesanais próprios da região, utilizando matérias típicas do Cerrado como, Buriti, Jatobá, entre outras, argila e diversas sementes e incentivando os sócios(as) a participarem não visando só o lucro e sim o desenvolvimento social da região de São Felix do Araguaia-MT.
A ARTE NOSSA ( ANASA) possui um prédio onde realizou vários cursos de artesanatos ( corte e costura, pintura, crochê, bordado ) e oficinas diversas, qualificando e formando lideres. Este estabelecimento foi utilizado até 7 anos atrás, e encontrava-se em precária situação, necessitando de uma reforma urgente, para se tornar novamente Arte Nossa, para atender artesãos, povos indígenas, ribeirinhos, mulheres em geral, jovens, apoiar a Pastoral da Criança e suas iniciativas “ Para que todas as pessoas tenham vida e a tenham em abundância “Jo. 10,10, e reunir, novamente, as comadres com seus sonhos , lutas e organizações.
Com iniciativas das cumadres antigas e juntamente com as irmãs Carmelitas Vedrunas a associação contou com ajuda de doações de pessoas da comunidade para reformar o prédio, no qual retomou um espaço para venda de artesanatos, saúde alternativa com ervas medicinais e espaço de acolhida para as mulheres da terceira idade.
July 04, 2019
Por: Dom Nelson Francelino
Ser jovem hoje não é sinônimo do “ser jovem em outros períodos da história”. O próprio conceito de juventude tem uma trajetória curta. Há duzentos anos, quando alguém deixava de ser criança, já era considerado adulto. Ou seja, o processo de amadurecimento era muito mais implacável, sem nenhuma fase de transição. Era comum, na época dos nossos bisavós, casarem-se com 13,14 ou 15 anos. Com o desenvolvimento histórico e cultural foi, literalmente, criada uma fase de transição para marcar melhor o período de necessário amadurecimento moral dos indivíduos que já tinham corpos biologicamente “prontos”. A juventude nasceu assim e carrega consigo este signo: o de ser uma fase da vida das pessoas em que, apesar de já terem “tamanho e hormônio”, não têm ainda o “capital moral” necessário para lidar com as situações mais típicas da vida adulta.
Atualmente, vivemos em uma cultura marcada pelo espetáculo e entretenimento que elimina ao máximo as oportunidades de adquirirmos esse amadurecimento moral. Somos mantidos infantilizados. Há muitos esforços da cultura para manter em um estereótipo de “Peter Pan”, um eterno garoto! Ser jovem hoje, portanto, é uma realidade de tensão entre a urgente necessidade de amadurecimento moral e estarmos em uma cultura que insiste em manter os jovens infantilizados por muito tempo, como meros consumidores da indústria do entretenimento.
À luz do que foi dito, a Pastoral Juvenil tem muito a contribuir com a formação dos jovens. Nossas comunidades locais são lugares privilegiados para os jovens e adolescentes encontrarem o ambiente propício de amadurecimento em meio a uma cultura infantilizadora. Os grupos juvenis devem se tornar o lugar onde os valores e as virtudes cristãs não só devem ser ensinados, mas também cultivados através de um discipulado que visa torná-los completos em Cristo Jesus.
Se não oferecermos um programa de formação alternativo de vida cristã e amadurecimento, alicerçados em discipulado e vidas compartilhadas pessoa a pessoa, então, sem percebermos, já fomos engolidos pelo contexto de fé relativizada tão comum nas mídias, redes sociais e ambientes universitários. Não existe nada mais urgente do que a atuação de nossas lideranças que resistam à cultura do espetáculo e do entretenimento em ministérios cada vez mais locais, que ensinem as pessoas a serem maduras em Cristo.
Muitas vezes, no intuito de se aproximar dos jovens, acabamos cometendo um grande erro, acabamos por nos aproximarmos demais de comportamentos, linguagens e abordagens demasiadamente parecidos com os vivenciados nos ambientes midiáticos.
O grande dilema é que muitos dos nossos agentes pastorais, na tentativa de se aproximar do público mais jovem, acabam tentando conquista-lo, através da repetição dos padrões culturais de infantilização comum em nossa cultura atual.
Simpósio, em Roma, aponta caminhos para reflexões do Sínodo
July 04, 2019
Por: Repam.
No dia 15 de outubro de 2017 o Papa Fransico anunciou a convocatória de uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Amazônica. Com sua visita a Porto Maldonado (19/01/2018), na mesma região, iniciou o processo de escuta sinodal. Segundo a Constituição Episcopalis Communio, um Sínodo recorre três fases sucessivas: a preparação, a celebração e a atuação. Agora, estamos transitando a etapa de preparação, consulta e escuta orientadas para a realização da assembleia sinodal.
-
Em caminho para o Sínodo
O Sínodo tem um único tema: AMAZÔNIA: NOVOS CAMINHOS PARA A IGREJA E PARA UMA ECOLOGIA INTEGRAL. O tema considera a Amazônia não apenas como um território sociocultural, mas como uma Igreja com rosto próprio, como novo sujeito eclesial. O ponto decisivo é a busca de novos caminhos tanto para a vida eclesial como para a ecologia integral.
Nesta etapa estamos estudando o Instrumentum Laboris (IL), que é fruto do largo processo de escuta, e tem como finalidade desenvolver o tema sinodal de maneira organizada, ainda que provisório. O documento expressa com clareza que o processo seguirá com as etapas de recepção e atuação. “Este processo tem que continuar durante e depois do Sínodo, como um elemento central da vida futura da Igreja” (IL 3).
“O Instrumentum Laboris consta de três partes: a primeira, o ver-escutar, se intitula A Voz da Amazônia e tem a finalidade de apresentar a realidade do território e seus povos. Na segunda parte, Ecologia Integral: o clamor da terra e dos povos se debruça sobre a problemática ecológica e pastoral, e na terceira parte, Igreja Profética na Amazônia: desafios e esperança, a problemática eclesiológica e pastoral” (IL 4).
Nosso simpósio foi convocado pela REPAM, para ser um espaço de reflexão, diálogo e propostas nesta fase de preparação para a assembleia sinodal. No marco da terceira parte eclesiológica do IL, refletimos sobre os ministérios eclesiais desde as perspectivas bíblica, histórica, sistemática, pastoral e canônica. Esta contribuição deseja colaborar com os padres sinodais e com todos aqueles interessados no Sínodo.
Conferência Estadual da Saúde-MT
July 04, 2019
Por: Ângelo
Aconteceu do dia 03 à 05 de julho de 2019 , a Conferencia Estadual de Saúde do MT. Exposições profundas e debates bastante acalorados em defesa do SUS e busca de propostas concretas para nosso Estado e para encaminhar à Conferencia Nacional.
A proposta do debate é o fortalecimento do SUS em nossa região, onde possa atender todas as demandas tanto urbanas quanto rural.
Direito para quem?
July 04, 2019
Por: Ana Paula Sabino
Com objetivo de promover a formação em Direitos Humanos, o Centro de Direitos Humanos Dom Pedro Casaldáliga reuniu, durante os dias 28, 29 e 30 de junho, diversos segmentos sociais, para realizar o IV Módulo 1º Etapa, em Porto Alegre do Norte, Mato Grosso.
Para o indígena do povo Xavante da Terra Indígena Maraiwatsede, Jose Pini’awe, que já participou de todas as etapas, o curso está trazendo conhecimento importante para garantir direito, “percebo que a comunidade ainda tem muito para avançar na busca e garantia de direitos fundamentais é muito importante para reforçar a nossa luta” destacou o jovem indígena.
Nesse módulo as discussões foram em torno das Leis Trabalhistas e Previdenciárias, abordando a legislação atual e as mudanças propostas pela emenda constitucional da reforma da previdência.
O professor Fabrízio Morelo relata que esse trabalho é muito significativo para a resistência, “a mobilização vem sendo feita através da capacitação de agentes comunitários de direitos neste momento em que parece claro um avanço da desregulamentação de direitos históricos da população brasileira”.
A estudante de direito da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), Mariane Hora, vê o curso como uma oportunidade de ampliar o conhecimento na busca dos direitos, “já foi abordado os direitos dos indígenas, da criança do adolescente e agora veio direito do trabalho e previdenciário, foi importante saber um pouco mais sobre os tipos de aposentadoria, tem muita gente que fica sem saber onde buscar e a quem recorrer, a ausência de informação prejudica a garantia dos direitos nessa região, existe uma carência muito grande e a luta é diária” lembrou a estudante.
O Curso de formação: Agentes Jurídicos Populares e Especialização em Direitos Humanos iniciou em agosto de 2018, e se estende até 2020, e vem promovendo a formação em Direitos Humanos, sob a modalidade Especialização em Direitos Humanos, para àqueles (as) participantes que possuem curso superior concluído; e sob a modalidade Extensão para os participantes que possuem fundamental e ou médio concluídos.
São 60 alunos que atuam diretamente no controle social da região, para a enfermeira e membra do Conselho Municipal de saúde de Vila Rica, a busca pela qualidade de vida parte da garantia de direitos da população. Esse curso é fundamental, principalmente nesse momento em que vivenciamos muitos ataques aos direitos conquistados em prol de interesses dos nossos governantes.
O curso conta com diversas instituições parceiras como Prelazia de São Felix Araguaia, Comissão Pastoral da Terra/Araguaia, UNEMAT, Ministério Público Estadual, Fórum de Direitos Humanos e da Terra de MT, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de MT, TRT23, SINTEP.
Festividade Comemorativa ao Dia da Consciência Negra em Vila Rica.
November 22, 2018
Por: Gigliane Gomes Leite
Para celebrar e fazer memória ao negro Zumbi dos Palmares, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Regional São Pedro - Vila Rica, realizou no dia 20 de novembro de 2018 a Sétima Edição consecutiva do Dia da Consciência Negra. A data foi marcada com Celebração da Palavra presidida pelo padre Gerce e organizado e animado pela Comunidade. A palavra de ordem era Resistência, Amor, Paz, porque temos um Deus Pai-Mãe que ouve o clamor do seu povo e vem para liberta-lo (Ex 3,7). Na abertura da Celebração ao som da música Negro Nagô a comunidade canta e dança trazendo Zumbi, Dandara, Anastácia, símbolos e objetos da negritude, mulheres e homens adornados com roupas e turbantes lembrando a cultura, a arte, as tradições e todos aqueles que vieram do continente africano para serem escravos no Brasil. Um outro momento forte foi a entrada da Palavra de Deus que vem falar uma mensagem de liberdade, esperança e vida para seus filhos e filhas. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida a Mãe Negra que acolhe as preces e intercede a Deus pelo seu povo. As oferendas de comida e bebida, a culinária que está presente na nossa mesa. Finalizamos com a dança da Força da Paz, apresentações culturais e a partilha da comida e bebida. Queremos construir no dia-dia práticas de boa convivência, relacionamentos fraternos, no respeito a vida do ser humano, na diversidade e beleza das cores, pois em Cristo Jesus somos um no Pai.
Festividade de Todos os Santos em Jacaré Valente.
November 04, 2018
Por: Pe .Anemézio
Na manhã deste domingo festivo da comemoração de todos os Santos - 04 de novembro de 2018 - a comunidade Jacaré Valente, Regional São Sebastião de Confresa - MT, celebrou seu padroeiro São Francisco. Na ocasião, um novo crucifixo foi colocado na Capela para a veneração dos fiéis. A cerimônia teve incio com a chegada de Pe. Anemézio trazendo o crucifixo até à entrada da Vila . Após descer do carro a imagem foi recepcionada pela comunidade e pela imagem do padroeiro, sob aplausos, fogos de artifício e vivas. Depois, caminhando pela rua principal da Vila, a procissão foi conduzida pelo padre ao som de alto falante portátil, caminhou até à Capela onde ocorreu a celebração eucarística , em seguida teve um delicioso almoço servido gratuitamente para todos os participantes presentes.
Plantação de Roças Tradiconais Xavante
November 03, 2018
Por: José Gomes
A Prelazia de São Felix do Araguaia tem como missão acompanhar e fortalecer os povos indígenas em suas culturas. Com povo Xavante não é diferente, durante o ano de 2018 foi formada uma equipe de pastoral para acompanhar as oito aldeias do território Xavante, o principal trabalho é pesar as crianças e produzir xarope caseiros em parceria com a pastoral da criança.
Com chegada da equipe pastoral detectou-se a ausência de roças tradicionais, nesse aspecto iniciou-se um trabalho junto com a escola da aldeia, fortalecendo o sistema de agroecologia, com plantio de banana(Pa'ó) , amendoim(Ti'ai'rówirâ), abóbora(Udzone), inhame, mamão( Mõmõ) e batata doce( Ti'anhõ).
O projeto conta com alguns parceiros que ajuda financeiramente para comprar sementes, sendo a situação financeira muito fragilizada, os recursos são pequenos e a prelazia não dispõe de grandes recursos, devido a região possuir grandes latifundiários, essa terra foi ocupada muitos anos por fazendeiros que degradaram todo o solo. Neste mês de novembro foram plantadas diversas roças, de acordo com a equipe de saúde o plantio de roças faz com que diminui as doenças nas crianças.
O objetivo até 2020 é conseguir recursos para fazer roças em todas as aldeias.
Rede de Sementes do Xingu nas Escolas.
November 03, 2018
Por: Rede de Sementes
A Rede de Sementes do Xingu também traz inovações educacionais para as escolas do Mato Grosso. O ¨Muvuca o jogo¨ foi o instrumento escolhido pelo professor de geografia José Gomes como material pedagógico para aprofundar o conhecimento dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Coronel Andino, em Ribeirão Cascalheira. Temas como preservação ambiental, espécies de árvores, variedades de frutas e sementes do cerrado foram trabalhados durante a atividade em sala de aula. ¨Utilizamos o jogo para ampliar o conhecimento deles e funcionou muito bem. Até alunos imperativos se concentraram. Para mim o jogo proporciona fazer uma avaliação oral que é melhor do que a escrita, porque os alunos tem a oportunidade de responder no coletivo¨, afirma Gomes. O jogo também foi utilizado na escola de Educação do Campo que atende jovens de quatro assentamentos do município.
Celebração Eucarística em ação aos 90 anos do Bispo Dom Pedro Casaldaliga.
February 17, 2018
Por :Repórter do Araguaia
Cerca de 600 pessoas participaram da missa de Ação de Graças ao bispo emérito de São Félix do Araguaia Dom Pedro Casaldáliga que completou 90 anos nesta sexta-feira, 16, no Centro Comunitário Tia Irene, ao lado do bispo Adriano Ciocca e todos os agentes de pastoral da Prelazia, reuniu também sacerdotes e fiéis, onde foi celebrada a uma Eucaristia de Ação de Graças pela presença e o testemunho que este bispo, poeta e profeta, ofereceu ao Mato Grosso, ao Brasil e ao mundo. Padres de várias partes do Estado estiveram prestigiando o momento.
Antes do início da celebração, dom Adriano agradeceu a todos os presentes. Em seguida falou da importância da vida e presença de dom Pedro Casaldáliga para São Félix do Araguaia e região, pois graças à intervenção de Dom Pedro que se estabeleceram na região algumas faculdades de cursos universitários e sobretudo, a presença dele e da Prelazia na área se qualificou, no tempo da ditadura militar, como uma presença corajosa, profética, denunciando o descaso do governo para com as populações autóctones (os indígenas), denunciando o trabalho escravo e a situação de falta de segurança e de condições dos ribeirinhos”
Dom Pedro Casaldaliga: 90 anos de poesia e profecia
February 11, 2018
Cristiane Murray - Cidade do Vaticano
Nascido na Catalunha, Espanha, no dia 16 de fevereiro de 1928, Dom Pedro Casaldaligacompleta 90 anos daqui a poucos dias. Chegado ao nosso país em 1968 como missionário, Paulo VI o nomeou em 1971 como primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, naquela época uma região com um alto grau de analfabetismo, marginalização social e latifúndios, o que significava pobreza e injustiça para muitos e privilégios para poucos.
Processo diocesano do padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo é aberto em Meruri
February 01, 2018
Por:Salesianos
“Merúri Rodolfo! Merúri Simão! Merúri, martírio, missão!”. O verso do poema de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, não podia ser mais apropriado para descrever o que aconteceu na igreja da aldeia bororo de Meruri, Estado do Mato Grosso, em 31 de janeiro de 2018. Dom Protógenes José Luft, bispo de Barra do Garças, abriu oficialmente o processo diocesano sobre a vida, o martírio e a fama de santidade e dos sinais dos Servos de Deus Rodolfo Lukenbein, sacerdote professo da Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos), e do índio Simão Cristão Koge Kudugodu, chamado Simão Bororo, leigo.
Estavam presentes o bispo salesiano de Ji-Paraná, dom Bruno Pedron, representando os bispos salesianos do Brasil; o inspetor de Campo Grande, padre Gildásio Mendes dos Santos; a inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora do Mato Grosso, irmã Antonia Brioschi; representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) – organismo ligado à CNBB que deu novo significado ao trabalho da Igreja Católica entre as populações indígenas; da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) – organização do governo brasileiro responsável pela proteção dos povos indígenas e de suas terras; muitos salesianos, membros da Família Salesiana e numerosos indígenas Bororo.
Encontro de Avaliação dos trabalhos da Comissão Pastoral da Terra no P.D.S Bordolandia
January 22, 2018
Por: José Gomes
Aconteceu durante os dias 21 e 22 de janeiro de 2018 o encontro de avaliação dos trabalhos realizado durante o ano de 2017 da Comissão Pastoral da Terra(CPT) no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Bordolandia, esteve presente a Rede de Sementes do Xingu e Associação Nossa Senhora da Assunção. O objetivo do encontro foi para avaliar e rearticular novos projetos para o assentamento, sendo que a região vem sendo devastada pelo agronegocio.
Foram inciados no ano de 2015 trabalho com a Asssociação Terra Viva e CPT o projeto "Semeando Sementes e Germinando Água,"com atividades de isolamento de Área de Proteção Ambiental, implantação de casadão e produção de mudas. Através de intercâmbios promovidos por essas instituições com coletores de sementes do P.A Manah e P.A Macife o grupo iniciou-se plantios de adubação verde como feijão de porco e guandu para entregar na rede. Além disso conseguiram entregar sementes de cajú e abobora. Hoje há um grupo formado de 7 coletoras na Rede de Sementes e que entregou quase 1 tonelada de sementes totalizando uma renda de aproximadamente 6 mil reais para essas famílias coletoras.
Durante o ano de 2017 foram adquiridas rodas d'água para o cultivo de maracujá e outras frutas, através de um projeto elaborado pela equipe da CPT, hoje os assentados conseguem produzir maracujá e outras frutas para Fabrica de Polpas Araguaia em São Felix do Araguaia-MT e para o comercio local de Bom Jesus.
O planejamento para 2018 é continuar com os plantios, coletas de sementes e cadeia produtiva do leite.
Intereclesial das Cebs - Londrina - "Vi e ouvi os clamores do meu povo..." comecou a festa das Comunidades
January 24, 2018
O Décimo Quarto Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) iniciou nesta terça, 23, e vai até sábado, 27.
O encontro discute os desafios do mundo urbano e reúne cerca de 3 mil pessoas de todo o Brasil. Argentina, Paraguai, França, Alemanha e Itália também marcam presença.
São lideranças pastorais, freiras, padres, bispos, indígenas, quilombolas e militantes de movimentos sociais. Foram enviados cerca de 20 lideranças da Prelazia de São Felix do Araguaia, as representado suas respectivas comunidades.
Juventude reúne centenas de jovens na Igreja do Morro em Sta Terezinha para o Dia Nacional da Juventude
October 26, 2017
Por: Luis Claudio
Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2017, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB divulgou desde o ano passado, o tema e lema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) o qual sempre acontece no mês missionário celebrado por toda a Igreja presente no Mundo. As temáticas estão relacionadas à defesa da vida e da terra, sendo esta a "casa comum", como ressaltou Papa Francisco na Encíclica Laudato Si.
Assim, o DNJ 2017, que é celebrado a mais de 25 anos, à princípio se tratava de uma iniciativa da Pastoral da Juventude - PJ que a alguns anos encontra ressonância nas diversas juventudes, dentro e fora do espaço eclesial católico. Assim, em 2017 o Tema é : "Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra" e o Lema: "Os humildes herdarão a terra" (Salmo 37,11)
III Feira Camponesa em Porto Alegre do Norte-MT
October 16, 2017
Por: José Gomes Vieira
Aconteceu no dia 14 de outubro de 2017 a III Feira Camponesa, com o intuito e propagar a agricultura familiar da região da Prelazia de São Felix do Araguaia, o evento contou com a presença dos assentamentos de Canabrava do Norte e alunos da E.E Gilvan de Souza.
Com o avanço do agronegocio na região, os posseiros tem sofrido para poder ampliar a produção, pois não há uma política de subsistência , tornando-se ainda mais difícil a permanência na terra. Devido a essas lutas de resistência que a Comissão Pastoral da Terra(CPT) juntamente com a escola Gilvan de Souza, vem procurando trazer alternativas para o trabalhador rural. O objetivo do evento foi para divulgar a variedade de produção que se encontra nos assentamentos e o aproveitamento dos frutos do cerrado.
Terra Indígena Urubu Branco tem demarcação reconhecida pela segunda vez
September 28, 2017
Por: Ministério Publico Federal
Justiça Federal determinou saída de não-índios e a indenização pelos danos ambientais causados
Pela segunda vez, a Justiça Federal em Mato Grosso reconheceu a Terra Indígena Urubu Branco, localizada no município de Confresa, a 1.160 quilômetros de Cuiabá, como de ocupação tradicional do povo Tapirapé. Além disso, determinou que os não-indígenas se retirem imediatamente da área, que tem extensão de 167,5 mil hectares.
A decisão do juiz Cesar Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal, atendeu, em parte, aos pedidos do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) contidos na ação civil pública. O magistrado ressaltou que os não-indígenas estão proibidos de realizar ocupações, reocupações, invasões, permanência, circulação, edificações de qualquer espécie, assentamentos, alienações, permutas, transferência de posse envolvendo particulares ou de praticarem quaisquer outros atos restritivos da posse direta e usufruto exclusivo dos integrantes da Comunidade Indígena Tapirapé.
Os réus também foram condenados a pagar indenização por danos ao meio ambiente, equivalentes aos desmate de 2.425 hectares. O valor será indicado na liquidação da sentença, ou seja, quando transitar em julgado.
Camponesas e camponeses no PA Dom Pedro na Comunidade ‘Capão Verde’, fazem Ciclo de Formação no Assentamento
September 28, 2017
Por: Luis Claudio- agente de pastoral
Nos dias 21 e 22 de setembro, cerca de 30 pessoas se reuniram para um encontro de formação e estudo, dentro do PA Dom Pedro, com assessoria da CPT Araguaia, onde foi realizado um encontro de Formação Socio Política.Dentre os temas abordados estavam: Violência e Assassinatos no Campo, uso indiscriminado de venenos, preconceitos, as políticas que ocorreram por conta desintrusão do antigo Posto da Mata (hoje Maraiwãtsede), crescimento do agronegócio e o "corredor da soja" no Araguaia, políticas implementadas e perca de direitos conquistados ao longo de décadas, resistência camponesa, popular e de comunidades originárias, protagonismo das mulheres camponesas, Redes Camponesas de Solidariedade, Movimentos e Pastorais camponesas, memória da região, dificuldades enfrentadas e superações, Mística da Caminhada: através da memória, de músicas, vídeos e poesias.
Visita do Cardeal Cláudio Hummes, Presidente da REPAM e da Comissão Episcopal para a Amazônia a Prelazia de São Felix do Araguaia-MT
June 18, 2017
História e profecia deixaram marcas
“Pude encontrar o nosso caríssimo e tão amado bispo Dom Pedro Casaldaliga, um homem que marcou e ainda está marcando, com sua história, com sua profecia, a Igreja no Brasil e aquela região. Encontra-lo era também relembrar toda a história bonita da Igreja nesta região”.
Com saúde debilitada, Dom Pedro Casaldaliga vive em sua comunidade religiosa, assistido por alguns freis, em uma casa na cidade de São Félix.
Dificuldades em falar, mas lucidez total
“Ele está bastante fragilizado por causa da idade e da doença de que sofre, claro, o incapacita na comunicação... ele tem certa dificuldade de falar, mas acompanha muito bem, está muito lúcido. Para mim foi uma experiência muito emocionante, muito forte, porque há muito tempo eu estava querendo encontrá-lo de novo, porque é claro que ele não consegue mais vir às nossas reuniões e assembleias. Tem sido um homem de referência para nós aqui no Brasil e não só no Brasil, por causa de sua luta que mora ali na região e onde ele sofreu muita perseguição, muitas ameaças de morte... no entanto, ele nunca teve medo. Sempre esteve à frente de seu povo, dando coragem, dando esperança, denunciando. No início teve também muitos problemas com as fazendas enormes aonde havia trabalho escravo. Ele denunciou isso muito fortemente e por isso foi perseguido bastante”.
Um legado que tem continuidade
“Isto marcou muito a sua Igreja, que não tem muita população, em toda a região são cerca de 150 mil habitantes, em cidades pequenas. São Felix fica à margem do rio Araguaia, e logo do outro lado fica a Ilha do Bananal, uma região indígena demarcada. Ali a prelazia tem trabalhado muito em favor de seus índios, assim como de toda a região da Prelazia, que é grande. Pouco povoada, porque há muitas fazendas, enormes, que vão aumentando o agronegócio”.
Dom Pedro, mesmo com dificuldade para falar, deixou dois recados importantes:
“Uma das palavras que a gente sempre entende quando ele fala, com a voz muito sumida, é ‘esperança’, que não percam a esperança. Ele acompanha, recebe as notícias do que está ocorrendo no Brasil”.
“Também outra palavra que me disse em um certo momento que era para dizer ao Papa Francisco que ele está plenamente apoiando o Papa em todo o seu trabalho. A gente via como ele está feliz com o Papa Francisco”.
Encontro dos coletores da Rede de Sementes do Xingu.
June 15, 2017
Por : José Gomes.
Durante os dias 09 a 11 de junho aconteceu no Centro comunitário Padre Josimo em Porto Alegre do Norte -MT o encontro de especialistas da Rede de Sementes do Xingu.( www.sementesdoxingu.org.br/). Momento de formação para os coletores de sementes aperfeiçoar seus conhecimentos sobre as plantas nativas do cerrado, o objetivo do encontro foi fazer com que os coletores de sementes pudessem conhecer as diversas variedades de murici e outras especies nativas do cerrado.Contamos também com a presença do Cardeal Dom Cláudio Hummes que durante estes dias visitou a Prelazia de São Felix do Araguaia, sendo ele responsável pela Rede Eclesial Pan - Amazónica.(http://repam.org.br/). Que este momento possa fortalecer os grupos organizados e aperfeiçoar ainda mais o trabalho de nossa igreja na Região Amazónica.
Audiência pública discute reforma fundiária em Confresa
June 15, 2017
No quarto encontro para tratar da reforma fundiária em Mato Grosso, requerido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), cerca de 500 pessoas das zonas urbana e rural compareceram à cidade de Confresa. O município possui 16 assentamentos da reforma agrária e pelo menos três áreas onde ainda ocorrem conflitos, segundo o Incra. Além disso, apenas 5% dos lotes rurais estão titulados. Na área urbana, aproximadamente 50% dos imóveis não possuem escritura definitiva.
O agente educacional Luiz Cláudio da Silva, representante da Igreja católica, chamou a atenção para a falta de condições no campo, o que, segundo ele, impede o desenvolvimento da agricultura familiar. “No Brasil nunca houve reforma agrária, mas sim política de regularização fundiária. O governo coloca o camponês na terra, mas não dá a ele condições dignas de produção. Portanto, hoje a luta é pela permanência da terra. Precisamos de um olhar mais atento para quem produz o alimento que chega à mesa do trabalhador.”
Forum Educação de Jovens e Adultos e Lançamento do Caderno de Conflitos -CPT
June 03, 2017
Por : Luis Claudio
O Fórum permanente de EJA – Educação de Jovens e Adultos é um Movimento Social que acontece a 10 anos, ao qual a CPT e a Prelazia de são Félix do Araguaia são instituições parceiras desde o seu início. É discutido por educadoras e educadores de EJA, alunas e alunos, universidades, associações e demais instituições parceiras quanto aos caminhos de desenvolvimento desse direito à educação conquistado. O tema desse ano foi Currículo e Concepções: Reflexão sobre as Ações dos Elementos da EJA.
Assim entre os dias 18 e 20 de maio, participaram do X Fórum de EJA, cerca de 300 pessoas, entre professoras e professores, funcionárias/os e alunas/as e instituições parceiras como: Sintep MT (Coordenação Estadual), Unemat – Luciara, IFMT Polo Confresa, UFMT, ATV – Associação Terra Viva, Prelazia de são Félix do Araguaia, AXA – Articulação Xingu Araguaia, Rede de Sementes e CPT – Comissão Pastoral da Terra, dentre os quais 80% dos participantes são mulheres que protagonizam o Movimento. Os alunos e alunas em sua maioria são de mais idade, camponesas e camponeses, ou então, que tem sua origem, suas raízes no campo.
Na mesa dos Movimentos Populares fizemos o lançamento Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2016, onde dissemos um forte: Primeiramente: Fora Temer!
Foi uma mesa diferente, que iniciou através do uso de uma paródia do Funk na Favela, que faz parte do Movimento Cultural Urbano. Em seu Refrão da Música cantamos: “O Governo veio quente e nóis já tá fervendo. Prepara pra lutar, já to entendendo, quando nóis se ajunta o Governo sai correndo. Nossa EJA – tem história de luta...
Aprendemos nova palavra, palavra que liberta, ‘suprefática’: “A vida tá suprefática, suprefática dimais, antis tinha di tudo, agora já num tem mais” (do poema Suprefática, livro Embiras do professor Edilson Pereira Santos, coordenador do Regional da EJA). Essa palavra é dita por ribeirinhos de Luciara, às margens do Araguaia, beleza da margem que contrasta com os marginalizados.
‘Ehh, o, o vida de gado, povo marcado e povo feliz”! Realmente a vida tá suprefática.
A Hora é de se levantar!
May 21, 2017
Por: Luís Claudio da Silva, agente de pastoral
Em Cuiabá, a poucos dias, os Movimentos e Pastorais Sociais se encontravam, na perspectiva de construção da Via Campesina em Mato Grosso. Lá estavam representantes do Conselho Indigenista Missionário - Cimi, da Comissão Pastoral da Terra - CPT, do Movimento Sem Terra - MST, do Movimento dos Atingidos por Barragem - MAB, do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA, da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB, da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF e da etnia Bororo. Curiosamente dentre os participantes, a maioria era jovem, o que nos enche de Esperança;
Falamos e debatemos muita coisa boa por lá, das quais diante da conjuntura atual, daremos destaque a uma fala de liderança popular que disse: “Um dos grandes problemas que nós temos são as lideranças, que são antigas e que não conseguem pensar “fora da caixinha”. Não se consegue dialogar. Por que o Movimento Estudantil não teve apoio dos movimentos institucionalizados? Tem pessoas que acreditam que se pode fazer tudo por wat zap. No diálogo com a base, qual o nosso Projeto de Sociedade? A construção de um projeto coletivo precisa ser de base. Por que os/as estudantes apanharam sozinhos em Brasília? De novo cada qual ficou dentro de sua “caixinha”.” É hora de se levantar, de sair de dentro da “caixinha” sem dúvida.
Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por ocasião de sua 55ª Assembleia Geral.
May 06, 2017
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,33)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por ocasião de sua 55ª Assembleia Geral, reunida em Aparecida-SP, de 26 de abril a 5 de maio de 2017, sente-se no dever de, mais uma vez, apresentar à sociedade brasileira suas reflexões e apreensões diante da delicada conjuntura política, econômica e social pela qual vem passando o Brasil. Não compete à Igreja apresentar soluções técnicas para os graves problemas vividos pelo País, mas oferecer ao povo brasileiro a luz do Evangelho para a edificação de “uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação” (Bento XVI – Caritas in Veritate, 9).
Prelazia de São Felix do Araguaia - divulga nota de repúdio à corrupção nacional.
April 27, 2017
Por: Luís Claudio
Reunidas/os no Centro Tia Irene, em São Félix do Araguaia, nos dias 17 a 22 de abril nós, agentes de pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia, com nosso bispo Dom Adriano Ciocca Vasino e o bispo emérito Pedro Casaldáliga, unimo-nos a muitas entidades, para manifestar nossa preocupação com as medidas que o atual governo, ilegítimo e desmoralizado pelos escândalos de corrupção, está tomando. São políticas de desconstrução de direitos historicamente adquiridos e consolidados pela Constituição cidadã promulgada no dia 05 de outubro de 1988.
Carta de repúdio ao massacre de Colniza.
April 23, 2017
Em Mato Grosso o campo jorra sangue.
Por: Paulo Cesar
A Prelazia de São Félix do Araguaia, em reunião com suas/seus agentes de pastoral, seu bispo dom Adriano Ciocca Vasino e o bispo emérito dom Pedro Casaldáliga, na cidade de São Félix do Araguaia - MT, manifesta sua dor, indignação e solidariedade com as famílias assassinadas na Gleba Taquaruçu, município de Colniza – MT, no dia 20 de abril.
Este massacre acontece num momento histórico de usurpação do poder político através de um golpe institucional, com avanços tão graves na perda de direitos fundamentais para o povo brasileiro que coloca o governo do atual presidente Temer numa posição de guerra contra os pobres, isso refletido de forma concreta nos projetos, como as Medidas Provisórias 215 e 759, que violam direitos dos povos do campo e comunidades tradicionais, como também no acirramento do cenário de violações contra as/os defensores de direitos humanos. Diversos políticos expõem abertamente seus discursos de ódio e incitação à violência contra as comunidades que lutam pelos seus direitos. Vivemos um clima de “Terra sem lei”, uma verdadeira guerra civil em nosso país.
Como consequência, o ano de 2016 foi o mais violento dos últimos 13 anos, apontando para uma perspectiva desoladora no campo. E esta situação de Colniza, onde assassinaram inclusive crianças, nos expõe diante dos objetivos de ruralistas que não temem nada para conseguir as terras que buscam.
As famílias de agricultores da Gleba Taquaruçu vêm sofrendo violência desde o ano de 2004. Neste período, em decisão judicial, a Cooperativa Agrícola Mista de Produção Roosevelt ganha reintegração de posse concedida pelo juiz de Direito da Comarca de Colniza, como anunciada na Nota da Comissão Pastoral da Terra, de 20 de abril deste ano. Em 2007, ao menos 10 trabalhadores foram vítimas de tortura e cárcere privado e, neste mesmo ano, três agricultores foram assassinados.
Como estão, neste momento, as famílias que vivem em Colniza? O município já foi considerado o mais violento do país. Sabemos que na região existem outros conflitos de extrema gravidade, como o da fazenda Magali, desde o ano 2000, e o conflito na Gleba Terra Roxa, desde o ano de 2004. A população teme que outros massacres possam acontecer.
Clamamos justiça e que os autores desses crimes sejam processados e punidos. A conseqüente impunidade no campo, fruto da omissão dos órgãos públicos, perpetua a violência.
Na semana em que lamentamos o massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1997, que vitimou 19 lutadoras e lutadores do povo, somos surpreendidos por outro massacre no campo, que quer amedrontar, calar as vozes e submeter a dignidade do povo brasileiro.
Temos a certeza que o massacre ocorrido jamais roubará os sonhos e as esperanças do povo. E jamais calará a voz das comunidades que lutam.
O sangue dos mártires será sempre semente de JUSTIÇA e VIDA!
São Félix do Araguaia, 21 de abril de 2017.
Nota da CNBB sobre a Reforma da Previdência
April 08, 2017
NOTA DA CNBB SOBRE A PEC 287/16 – “REFORMA DA PREVIDÊNCIA”
“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão”
(Amós 5,7)
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, dos dias 21 a 23 de março de 2017, em comunhão e solidariedade pastoral com o povo brasileiro, manifesta apreensão com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, de iniciativa do Poder Executivo, que tramita no Congresso Nacional.
O Art. 6º. da Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a Previdência seja um Direito Social dos brasileiros e brasileiras. Não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio.
Abrangendo atualmente mais de 2/3 da população economicamente ativa, diante de um aumento da sua faixa etária e da diminuição do ingresso no mercado de trabalho, pode-se dizer que o sistema da Previdência precisa ser avaliado e, se necessário, posteriormente adequado à Seguridade Social.
Os números do Governo Federal que apresentam um déficit previdenciário são diversos dos números apresentados por outras instituições, inclusive ligadas ao próprio governo. Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias. É preciso conhecer a real situação da Previdência Social no Brasil. Iniciativas que visem ao conhecimento dessa realidade devem ser valorizadas e adotadas, particularmente pelo Congresso Nacional, com o total envolvimento da sociedade.
O sistema da Previdência Social possui uma intrínseca matriz ética. Ele é criado para a proteção social de pessoas que, por vários motivos, ficam expostas à vulnerabilidade social (idade, enfermidades, acidentes, maternidade…), particularmente as mais pobres. Nenhuma solução para equilibrar um possível déficit pode prescindir de valores éticos-sociais e solidários. Na justificativa da PEC 287/2016 não existe nenhuma referência a esses valores, reduzindo a Previdência a uma questão econômica.
Buscando diminuir gastos previdenciários, a PEC 287/2016 “soluciona o problema”, excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios. Ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade; ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais; ao comprometer a assistência aos segurados especiais (indígenas, quilombolas, pescadores…); ao reduzir o valor da pensão para viúvas ou viúvos; ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a PEC 287/2016 escolhe o caminho da exclusão social.
A opção inclusiva que preserva direitos não é considerada na PEC. Faz-se necessário auditar a dívida pública, taxar rendimentos das instituições financeiras, rever a desoneração de exportação de commodities, identificar e cobrar os devedores da Previdência. Essas opções ajudariam a tornar realidade o Fundo de Reserva do Regime da Previdência Social – Emenda Constitucional 20/1998, que poderia provisionar recursos exclusivos para a Previdência.
O debate sobre a Previdência não pode ficar restrito a uma disputa ideológico-partidária, sujeito a influências de grupos dos mais diversos interesses. Quando isso acontece, quem perde sempre é a verdade. O diálogo sincero e fundamentado entre governo e sociedade deve ser buscado até à exaustão.
Às senhoras e aos senhores parlamentares, fazemos nossas as palavras do Papa Francisco: “A vossa difícil tarefa é contribuir a fim de que não faltem as subvenções indispensáveis para a subsistência dos trabalhadores desempregados e das suas famílias. Não falte entre as vossas prioridades uma atenção privilegiada para com o trabalho feminino, assim como a assistência à maternidade que sempre deve tutelar a vida que nasce e quem a serve quotidianamente. Tutelai as mulheres, o trabalho das mulheres! Nunca falte a garantia para a velhice, a enfermidade, os acidentes relacionados com o trabalho. Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito — a aposentadoria é um direito! — porque disto é que se trata.”
Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados.
Na celebração do Ano Mariano Nacional, confiamos o povo brasileiro à intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Deus nos abençoe!
Brasília, 23 de março de 2017.
Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília
Presidente da CNBB
Dom Murilo S. R. Krieger, SCJ
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Vice-Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB
Fundação do Centro de Diereitos Humanos Dom Pedro Casaldáliga .
March 07, 2017
Por:Luís Claudio, agente pastoral
“Aos dias 10 de Outubro de 1971 D. Pedro Casaldáliga recém sagrado Bispo lança a Carta Pastoral: ‘Uma Igreja da Amazonia em conflito com o latifúndio e a marginalização social’, denunciando pela primeira vez a dura realidade do Trabalho Escravo Contemporâneo, marco importante na luta pelos Direitos Humanos, cuja defesa e promoção, sempre estiveram presentes em toda a caminhada da Prelazia de São Félix do Araguaia, desde sua origem. Hoje, somos chamados a responder aos sinais dos tempos e mais uma vez nos comprometemos com essa rica história.”
Assim nos convocava a Prelazia de são Félix para a constituição do Centro de Direitos Humanos ‘Dom Pedro Casaldáliga’ - CDHDPC. Convocatória essa que foi prontamente atendida por quase todos os 15 municípios que compõem a circunscrição eclesiástica constituída e profeticamente presente desde 1971, chamada Prelazia de são Félix do Araguaia.
Estavam representados os municípios de: Santo Antonio do Fontoura – Distrito de são José do Xingu, santa Terezinha, Vila Rica, Confresa, são Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Querência.
Dentre as instituições parceiras, além dos/as agentes pastorais: ministros ordenados, religiosa e leigos/as, estavam presentes: a Associação Nossa Senhora da Assunção - ANSA, a Associação Terra Viva, a Associação Tapirapé, a Comissão Pastoral da Terra - CPT, o Movimento de Pequenos Agricultores – MPA; estavam representadas diversas escolas do município de Porto Alegre do Norte, EJA de Confresa, tivemos a presença de uma vereadora, eleita pelas comunidades eclesiais e pelo Sintep, Isabel Fernandes de Ribeirão Cascalheira e a presença do jovem riograndense Guilherme, recém chegado Defensor Público na Comarca de Porto Alegre do Norte, o qual se colocou à disposição naquilo que puder colaborar.
Nosso bispo dom Adriano e Maria José (advogada dos Direitos Humanos), conduziram os trabalhos de leitura e discussão do Estatuto Social do CDHDPC, do processo eleitoral e aprovação estatutária, que foi secretariado pelo pe. Alex.
Dom Adriano, se manifestou estar muito feliz com a presença de todos o que demonstra que os Direitos Humanos são uma preocupação de todos em assumir essa dimensão com muita responsabilidade, o que ficou visível na resposta data pela Assembleia ali reunida.
Assim, em 05 de março de 2017, no Centro ‘Pe Josimo’ nasce o Centro de Direitos Humanos ‘Dom Pedro Casaldáliga’, com todo o peso, responsabilidade e herança histórica que esse nome representa e traz à memória de todos, como bem lembrava Maria José.
Foi eleita Presidente, por toda uma questão de justiça, em reconhecimentos aos muitos anos de militância nos Direitos Humanos, a Maria José, advogada, que atua na região desde 1980 com a formação sindical, foi para Contag em Brasília e retornou em 2000 com a incumbência de organização de núcleos e do escritório de Direitos Humanos em são Félix. do Araguaia, nossa vice é a Marilde, também uma grande militante social e política na região desde longa data. Está instalada no escritório da CPT em Porto Alegre do Norte, uma Secretaria Executiva em tempo integral, que será articulada pelo Marciel, jovem filho de santa Terezinha.
Enfim, temos muito trabalho pela frente, cuja realidade da região denota uma grande demanda. Então, que em nossa teimosia e de esperança em esperança, possamos fazer valer e serem respeitados os Direitos da Pessoa Humana, com tudo que isso representa. Assim será!
Formação de liderança Jovens.
March 02, 2017
Por: Ieller Samuelsom – Membro da Equipe de Coordenação da PJ
Nos dias 25 e 26 de fevereiro encontraram-se em Porto Alegre do Norte, cerca de 70 lideranças Jovens do quarto cantos de nossa Prelazia para o encontro de formação de Lideranças da Pastoral da Juventude. O encontro foi marcado por muita animação e entusiasmo, além de fortes momentos de espiritualidade e aprendizado.
Durante o ano de 2016 a equipe que fazia parte da coordenação da pastoral da juventude se estruturou com a participação de Lideranças de alguns regionais, processo esse que ainda está em andamento, contando atualmente com 8 membros: sendo Marco Antonio e Pe. Tiago agentes e Ieuller, Ádre Milena, Josi, Wander, Denise e Iago; jovens de nossas comunidades. E a partir dessa equipe se pensou um projeto de formação para o ano de 2017 que teve início nesse encontro.
O encontro de formação teve como temática a proposta nacional da Pastoral da Juventude #SerTãoPJ e Lema: “Romper barreiras, renovar as esperanças e celebrar a vida. ” e a partir dessa iluminação foram trabalhados os seguintes itens:
A identidade da Pastoral da Juventude
O oficio divino da Juventude e a Espiritualidade Libertária
O Sínodo 2018 e o documento preparatório: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”
· As 4 dimensões da formação da Juventude: Humano-afetiva, Espiritual-Teológica, Sócio-política e Pastoral-comunitária.
O Agente de pastoral Marco Antonio, referencial da Pastoral da Juventude em Nossa Prelazia, Deu abertura no Encontro, ressaltando que estamos em um momento determinante da caminhada de nossa PJ, pois é tempo de fortalecer nosso jeito de ser igreja jovem, diante de tantos ataques que a juventude vem sofrendo de todos os lados dessa sociedade pós-moderna.
Nosso Bispo, ao trabalhar o documento preparatório do Sínodo, mostrou para a juventude que está junto nessa caminhada e que a igreja quer ouvir o clamor das juventudes, afim que se abrir ao diálogo para o protagonismo juvenil não somente no campo eclesial, mas também no social.
Encerramos o encontro com a certeza de que estamos no caminho de uma revitalização da pastoral da Juventude e isso ignifica que a alegria de muitos jovens fará barulho em nossas comunidades, mas um barulho bom e bonito que faz da Igreja de Jesus uma Igreja do jeito que o povo precisa!
Rota 300. Visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Prelazia de São Felix.
March 02, 2017
Por: Marco Antonio
Dom Eduardo (Bispo da comissão para Juventude da CNBB) quando falou sobre a “Rota 300” afirmou que o nome de apresentação do projeto se relaciona em sintonia com o Jubileu promovido pelo Santuário Nacional, sendo algo direcionado aos jovens e assumido pela Comissão. Para isso, o apoio dos bispos de todas as regiões é fundamental em todo Brasil. Para o bispo Referencial da Juventude: “Esse projeto tem a finalidade de potencializar o trabalho com a juventude lá nas dioceses e prelazias. Então os bispos precisam conhecer bastante o projeto, vestirem a camisa e passarem isso aos seus padres, religiosos e adultos que têm um compromisso sério em suas realidades”. Assim está sendo em Nossa Prelazia de São Félix do Araguaia, apoiadas e animadas por nosso bispo e agentes de pastoral as juventudes presentes em nosso território se alegram com a chegada desse projeto que carrega consigo uma réplica oficial da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Mariama, Mãe de Deus e Nossa.
A ROTA 300 começou em nossa prelazia, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entregue aos nossos jovens na Romaria dos Mártires 2016 e desde então tem percorrido nossas comunidades pelas mãos da Juventude, dando prioridade às periferias e locais de trabalhos sociais que necessitam da presença da igreja, de modo que os jovens envolvidos possam perceber que a missão da igreja é no meio do povo especialmente onde estão os sofredores e excluídos desse mundo.
Os momentos com a imagem de Nossa Senhora têm promovido o envolvimento de jovens com os mais experientes das comunidades e o contato com a expressões devocionais populares o que entendemos como um passo riquíssimo na caminhada da Pastoral da Juventude.
Encontro das Coordenadoras da Pastoral da Criança.
February 23, 2017
Por: Irmã Zene
No dia 21 de fevereiro reuniram-se no Centro de Pastoral Padre Josimo as coordenadoras de área da Pastoral da Criança: Irmã Elezenira Maria (Zene) Irmã Maria de Fatima Ferreira, Irmã Jocélia de Jesus Amaral, juntamente com Irmã Ivonete Rimoldi coordenadora do setor e da Lucia Schuster coordenadora estadual com o objetivo de encaminhar as funções da missão da Pastoral da Criança na Prelazia até a Assembleia do dia 19 a 21 de maio deste ano, visto a Irmã Ivonete estar deixando a Pastoral antes do tempo previsto em vista de outra missão.
Contamos com presença de D. Adriano, do Padre André Ricardo assessor da Pastoral e também da Irmã Maria Aparecida que está chegando à Prelazia e da Lenilda Barcelos coordenadora do Ramo de Porto Alegre o Norte.
Foi um momento rico de convivência, de partilha e de fortalecimento a partir da mística missão.
Continuaremos firmes e esperançosas nesta missão.
Celebração de acolhida das Irmãs Mensageiras do Amor Divino.
February 20, 2017
Lema: Tudo a Jesus por Maria
Por: Angra Macedo
Aconteceu no dia 19 de Fevereiro a celebração de acolhida das irmãs
Mensageiras do Amor Divino, que irá atuar pastoralmente no Regional de
Vila Rica, Prelazia de São Félix do Araguaia, presidida pelo Bispo Dom
Adriano. A Madre geral Ir. Kátia Regina Cegatelli em sua fala menciona a
congregação e o ato de amor que cada irmã é chamada a servir e sua
missão e tarefa neste Regional é anunciar o amor e a vida fraterna, sororal
e comuinitária.”Porque AMOR? Nesta finalidade de mostrar o amor de
Deus através de nós fala Pe. Eduardo Moriarty e concluiu que desde seus
primeiros anos de estudos no seminário era encantado com a vida da
graça, o amor de Deus para cada um de nós, que nos faz amar sem
medida, ser no mundo e para o mundo Mensageiras do Amor Divino”.
Em 1954 se despertava no coração de três moças, Felicy Braga, Rosária de
Souza e Terezinha de Jesus Campos o desejo espiritual de servir a Deus no
meio do povo, em uma vivência de fé comprometida e que a cada dia se
fortalecia pela oração e de serviço aos irmão e irmãs.
A celebração eucarística presida por Dom Adriano, que aprofundou a
caminhada das irmãs na palavra do evangelho dando ênfase a importância
do compromisso ao nosso espírito de fraternidade e ser coerentes no
projeto de missão de Jesus, colocar em pratica a vontade de Deus na
nossa vida, saber enxergar o outro na simplicidade do seu coração.
“ Ser santo não é ficar esperando cair um milagre do céu e sim anunciar e
denunciar a corrupção que corrói nossa sociedade”. Conclui Dom Adriano.
Dom Demétrio pede que CNBB reflita sobre leigos que possam presidir a Eucaristia
February 15, 2017
Por Elisangela Cavalheiro
O bispo emérito de Jales, Dom Demétrio Valentini disse durante homilia no Santuário Nacional de Aparecida, na manhã desta terça-feira (14), que a Igreja no Brasil precisa refletir sobre a questão dos católicos que não tem acesso à Eucaristia com frequência. O bispo sugeriu para resolver esse problema a escolha de leigos engajados na vida comunitária para assumir essa tarefa de presidir a Eucaristia. O bispo esteve no Santuário em virtude da comemoração dos 25 anos da Associação Nacional dos Presbíteros do Brasil.
“Somos uma Igreja que parte o pão ou uma Igreja que submete as suas comunidades à escassez que leva à sua debilidade e a própria dissolução eclesial", disse o bispo que fez memória de uma fala do Papa Emérito Bento XVI em Aparecida durante o CELAM.
Edital de convocação: Instituição do Centro de Direitos Humanos Dom Pedro Casaldáliga.
February 15, 2017
EDITAL DE CONVOCAÇÃO.
Por: Marciel Santos
A prelazia de São Félix do Araguaia- MT, por meio de seu bispo Dom Adriano Vasino Cioca; da equipe de articulação, convocam os agentes de pastorais, lideranças das comunidades e demais pessoas que se identifiquem com a luta e defesa dos direitos humanos a participarem de uma assembleia geral no dia 05 de março de 2017 às 09:00 horas, no centro de pastoral padre Josimo. Rua açucena – setor são Geraldo em Porto Alegre do Norte –MT. Onde será deliberada a instituição do Centro de Direitos Humanos Dom Pedro Casaldáliga- CDHDPC; em nível de toda a prelazia de São Felix do Araguaia, MT.
Porto Alegre do Norte 15 de fevereiro de 2017.
Encontro de Formação Litúrgica – Cantemos a Vida em nossas Comunidades.
February 13, 2017
Por: Luís Claudio com colaboração de Pe. Anemézio.
"Cantai ao Senhor Deus um cântico novo... Ao som da harpa, da lira, dos instrumentos vibrantes e das vozes sonoras louvai o Senhor"!
Aconteceu em Porto Alegre do Norte, desde a noite de sexta feira, 10 de fevereiro, nosso tão aguardado Encontro de Formação em Canto litúrgico da Prelazia de são Félix do Araguaia.
A Equipe de Formação de Pastoral Litúrgica, recentemente constituída, com Daniel – Alto da Boa Vista, Silvia – Ribeirão Cascalheira , pe. Saraiva – são Félix (que não pode estar nessa formação, pois, está em tratamento), sob a coordenação do Pe Gercé – Vila Rica, organizaram e articularam a participação de animadores e animadoras em Canto Litúrgico de todos os Regionais. Para este encontro veio assessorá-lo a Marlurdes, com larga experiência em Liturgia na Diocese de Goiânia, à qual substituiu ao Reginaldo Veloso, de Recife, assessor em liturgia da CNBB, colaborador do Hinário Litúrgico, que teve um problema de saúde.
A assessora fez demonstração passo a passo do desenvolvimento do Ano Litúrgico, e foi passado um vídeo elaborado pela Rede Celebra, que aborda as mudanças introduzidas na liturgia pelo Concílio Vaticano II.
Ao longo da manhã de sábado, foi feito um estudo da função ministerial de cada membro na celebração litúrgica: de animadores/as, leitores/as, salmistas, instrumentistas e a participação do povo de Deus que celebra.
Pudemos perceber os muitos e muitos "errinhos" cometidos em nossas celebrações litúrgicas, os quais devemos superar para se fazer melhor.
A Dimensão Litúrgica é essencial na vida de nossas comunidades, o que denota maior empenho e vontade, para que em um próximo Encontro de Formação, quem não pode estar presente, venha participar e construir juntos, celebrações cada vez melhores e mais vivas, com o rosto e forma própria de nossa Igreja de são Félix. Assim seguimos em Unidade e Vida no Cristo Jesus.
Organização da Pastoral do Dízimo em toda nossa Igreja de São Félix!
February 13, 2017
Por: Luís Claudio, agente de pastoral
Aconteceu no dia 04 de fevereiro, domingo, durante todo o dia, um primeiro Encontro de muitos que virão, de Formação da Pastoral Dízimo à nível de Prelazia, sob a coordenação de pe. Anemézio, na comunidade Nossa Senhora Aparecida em Confresa. Participaram alguns representantes das várias comunidades dos Regionais de nossa Prelazia e muitos representantes de todas as comunidades do Regional Confresa. Eram mais de 200 pessoas participando do encontro.
Na abertura do Encontro pe. Anemézio iniciou o Estudo sugerindo o estabelecimento de ''Princípios norteadores do Encontro'' a serem seguidos criteriosamente.
Nosso bispo Adriano não pode estar presente, mais enviou um vídeo, passado na abertura, onde destacou as três dimensões de uma autentica Pastoral do Dízimo: religiosa, social e missionária. Também destacou a necessidade de empenho por parte de todos nós pelo êxito de tão importante Pastoral.
O Encontro foi avaliado como muito bom e produzirá frutos em abundancia.
Pe. Anemézio está bastante empenhado em sua nova tarefa de coordenação e organização do dízimo por toda a Prelazia.
Doze anos do assassinato da Irmã Dorothy Stang. Agente da Comissão Pastoral da Terra - CPT.
February 13, 2017
Há doze anos aconteceu o assassinato de Irmã Dorothy Stang, agente da Comissão Pastoral da Terra - CPT.
Assassinada com um tiro na cabeça e cinco em volta do corpo, na cidade de Anapu - PA, em 12/02/2005.
Uma vida doada aos direitos humanos, da terra e da floresta contra a ganância e violência do capitalismo e seus defensores no amazônia. Pouco antes de ser assassinada declarou:
"Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar".
MPF instaura inquérito para apurar danos ambientais em área de reserva legal do Assentamento Bordolândia (MT)
February 10, 2017
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da Procuradoria da República em Barra do Garças, está investigando quais foram os danos ambientais resultantes da invasão da Reserva Legal do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Bordolândia, localizado nos municípios de Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada, região nordeste do estado, distante aproximadamente mil quilômetros de Cuiabá.
O inquérito civil foi instaurado no último dia 12 de janeiro, determinando que a Polícia Federal faça diligências na Reserva Legal do PDS Bordolândia com o objetivo de apurar a prática de ilícitos ambientais e contra o patrimônio da União, registrando possíveis autores, respectivas glebas e quaisquer indícios de autoria e materialidade dos delitos, inclusive com prisão em flagrante se for necessário. Prevê ainda a adoção de providências civis, dentre elas ações indenizatórias contra os invasores e ações de reintegração de posse, complementando a atuação do MPF já adotada com a Polícia Federal em vários inquéritos policiais.
Santa Terezinha recepcionou réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelo projeto Rota 300.
February 09, 2017
Por: João Evilson.
A comunidade católica e a população de Santa Terezinha recepcionaram no porto do Cais na cidade de Santa Terezinha/MT, neste último domingo dia 05 de fevereiro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A imagem veio de barco e foi recepcionada por uma multidão que a esperava na beira do rio.
Após a recepção, a imagem seguiu em procissão acompanhada pelos fiéis nas ruas principais da cidade até a Igreja Católica, aonde foi rezado um missa em homenagem à Santa pelo Missionário local Marco Antonio e o Padre Felix.
A imagem faz uma peregrinação por todas as Dioceses e Prelazias do país. Ela chegou na prelazia de São Felix na Romaria dos Mártiries em julho do ano passado, de la pra cá ela vem fazendo peregrinação em todas as paróquias da região. Em Santa Terezinha ela fica até o final do mês e depois segue para o Xingú. O projeto encerra-se em julho deste ano com encontro de todos os jovens do Brasil em Aparecida de São Paulo, irão participar 15 jovens da Prelazia de São Felix e com a presença de dois jovens de Santa terezinha.
Escola de samba Imperatriz Leopoldinense criticará o agronegócio no carnaval 2017
February 02, 2017
A escola de samba Imperatriz Leopoldinense trará ao Carnaval de 2017 um samba-enredo com críticas ao agronegócio, com o tema enaltecendo os índios do Parque Indígena do Xingu e para isso, criticando duramente o agro.
Uma das alas da escola de samba se chamará “fazendeiros e seus agrotóxicos”, outra se chamará “pragas e doenças” e uma outra se chamará “a chegada dos invasores” – refletindo uma teoria histórica recente de que o Brasil não foi descoberto, mas invadido pelos portugueses no século XVI.
Sobre o agro, chamado de “o belo monstro”, o samba diz “sangra o coração do meu Brasil, o belo monstro rouba as terras dos seus filhos, devora as matas e seca os rios. Tanta riqueza que a cobiça destruiu”. Haverá também uma ala chamada “os olhos da cobiça”. A letra causou revolta em vários setores do agronegócio.
Exposição sobre dom Pedro Casaldáliga chega a São Paulo
January 30, 2017
Por Marina Saran
A exposição Pere Casaldáliga, profissão: Esperança, sobre dom Pedro Casaldáliga, chega ao Brasil no dia 25 de janeiro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), e permanece no espaço até dia 30 de abril. A mostra, com imagens registradas pelo fotógrafo catalão Joan Guerrero, esteve em maio de 2015 na cidade de Barcelona e, segundo Marta Nin, sub-diretora da Casa América da Catalunha, teve uma repercussão positiva. "O impacto foi muito grande. Na cerimônia de abertura eram muitos os que participaram e muitos também os políticos, intelectuais, artistas, jornalistas, empresários e missionários que estavam presentes".
A exposição registra o período de 2011 da vida de Casaldáliga e do povo de São Félix do Araguaia (MT), onde o bispo vive desde 1968, e virá com novidades para o Brasil. " Acrescentamos poemas e cartas escritas por dom Pedro que cobrem todos os períodos de sua vida. Tem uma carta em particular que desperta muito minha atenção por ele ter escrito aos 12 anos para os pais, anunciando sua vontade de entrar para o sacerdócio. Produzimos também um vídeo de personalidades brasileiras comentando o legado de Casaldáliga", afirma Marta Nin.
A diretora acredita que essa exposição é muito importante, pois nos lembra de resistir. “Os pensamentos de Dom Pedro são ainda muito reveladores e trazem toda luz para iluminar nossos tempos sombrios. Casaldáliga é um lutador incansável pelas causas em que acredita, ele é de uma fé profunda e ao mesmo tempo um revolucionário que lutou toda a sua vida para alcançar um mundo mais justo e próspero”.
Curso de Capacitação Básica para os Missionários do Conselho Indigenista Missionário –CIMI.
January 27, 2017
Curso Básico II
Por: Irmã Maria de Fátima
Nos dias 09 a 31 de janeiro, aconteceu no Centro de Formação Vicente Cañas no Município de Luziânia – GO, o curso de capacitação básica para os Missionários do Conselho Indigenista Missionário –CIMI.
Participaram do Curso cerca 40 pessoas dos diversos regionais.
O objetivo da Formação Básica é fornecer elementos históricos, antropológicos, teológicos e jurídico para os missionários que atuam nos diferentes povos indígenas. Houve momentos fortes de partilha e troca de experiência e também de mística.
Concluímos o curso reconhecendo que, nesta atual conjuntura política, os desafios que enfrentamos são bem complexos, com isto a proposta é continuarmos na caminhada de luta juntos aos povos que luta pelos seus direitos.
Escola de Formação Missionária.
January 24, 2017
Está acontecendo na Prelazia de São Felix do Araguaia durante os dias 20 de janeiro a 05 de fevereiro a segunda etapa da Escola de Animadores(as) de comunidades. Cerca de trinta animadores estão participando do encontro que acontece durante quinze dias em janeiro e quinze dias em julho com duração de quatro anos .O objetivo do encontro é formar e capacitar agentes que possam contribuir em suas respectivas comunidades, anunciando a boa nova de Jesus.
II Encontro de Mulheres Camponesas do Vale do Araguaia e Norte do Mato Grosso.
December 05, 2016
Por: Divanez
A CPT - Comissão Pastoral da Terra realizou, em Porto Alegre do Norte, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, juntamente com a Associação Terra Viva – ATV e o Fundo Nacional de Solidariedade – FNS, o II Intercâmbio Regional de Mulheres das regiões Norte e Norte Araguaia com o tema “Mulher: semente de vida e resistência”.
O encontro teve a assessoria da Pastora Nancy Cardoso, do Rio de Janeiro, que levou as mulheres a refletir sobre a construção da autonomia e da participação da mulher na sociedade, sobre a importância política e econômica delas para o país e sobre os reflexos da crise atual na sociedade.
Após a participação efetiva nas discussões, na sexta à noite, ainda como parte da programação, as mulheres camponesas fizeram um passeio pela Feira de Agricultura Familiar de Porto Alegre do Norte, para interação e troca de experiências.
No sábado o encontro pautou o empoderamento da mulher como possibilidade de geração de renda. À noite, as participantes expuseram seus trabalhos na feira camponesa montada pela organização do evento, mostrando que é possível a geração de renda a partir do extrativismo, da culinária e artesanatos feitos por elas. Momento de muita descontração e alegria, ao som de sanfona, violão e teclado, o que animou ainda mais o evento.
Durante o encontro foi escrita uma carta coletiva para o presidente Michel Temer na qual as mulheres se posicionaram frente aos desafios da crise atual gerada pela falta de compromisso e responsabilidade de deputados e senadores que não aceitam nem respeitam a democracia tão duramente construída nesse país e cobraram a retirada e a revogação das propostas de emendas constitucionais, em trâmite na câmara e no senado, que subtrai direitos do povo brasileiro e limita gastos com educação e saúde.
Na avaliação do evento, realizada na manha de domingo, as trabalhadoras camponesas disseram sair do encontro com a autoestima elevada e mais fortalecida para continuar sendo semente de vida e resistência na construção de uma sociedade onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e sejam igualmente respeitadas.
Dom Adriano, Bispo de São Felix do Araguaia diz que avanço do agronegócio pode eliminar o cerrado
December 01, 2016
São Felix do Araguaia - Aos poucos, as plantações mecanizadas e marcadas pelo uso intensivo de veneno estão ocupando a região do Araguaia, no nordeste do Mato Grosso. A soja se espalha e toma conta da mata nativa, e até os terrenos antes considerados inapropriados para esse tipo de lavoura, por serem baixos demais e sujeitos a alagamentos, foram aterrados e cultivados. Aviões pulverizam as cabeceiras dos rios, causando a morte de peixes, botos e tartarugas; e por ser plana, na época da seca, muitos rios ficam parados e a água não se renova.
Xavante de Marãiwatsédé lançam plano de gestão no RJ, um exemplo de sucesso das lutas indígenas em um contexto político cada vez mais difícil.
December 01, 2016
Rio de Janeiro – A 710 metros de altura, as orações diante dos braços abertos do Cristo Redentor costumam ser um ato emocionado de muitos dos visitantes do principal atrativo turístico do Rio de Janeiro. O banho de mar em um dia ensolarado de primavera nas águas cristalinas do Leme também é um presente a quem quer conhecer a cidade. Mas, no final do mês de novembro, o mar foi tingido de urucum e o Pai-Nosso e a Ave Maria foram rezados na língua Akwén, do povo Xavante, por cerca de 30 representantes da Terra Indígena Marãiwatsédé, que retornaram até o Rio para o lançamento de seu plano de gestão territorial.
A história de luta do povo Xavante pelo direito ao usufruto de seu território tradicional, do qual foram expulsos há exatamente 50 anos, criou entre o Rio de Janeiro e Marãiwatsédé uma importante ligação. Durante a Rio 92 (em 1992), lideranças Xavante receberam ali a promessa de que sua terra seria devolvida por empresários da Agip Petroli, que, à época, eram os proprietários de parte da área que um dia foi o maior latifúndio do mundo, a Fazenda Suiá-Missu. Na Rio+20 (em 2012), cerca de 13 Xavante voltaram ao Rio para cobrar do governo federal e da Justiça brasileira urgência na desocupação de seu território, invadido e desmatado intensamente nos 20 anos anteriores.
Expedição Rede de Sementes do Xingu.Muvuca de gente e de sementes.
November 18, 2016
A Rede de Sementes do Xingu (RSX) realizou entre 5 e 7 de novembro, a sua segunda Expedição. Mais de 60 pessoas percorreram a região do Xingu Araguaia, no Mato Grosso, em uma intensa troca de saberes e conhecimentos. Os participantes, entre coletores indígenas, agricultores familiares, técnicos, parceiros e apoiadores, puderam entrar em contato com toda a cadeia de sementes florestais – desde a produção, beneficiamento, armazenamento e plantio.
Com quase dez anos de existência, a Rede de Sementes desenvolve uma série de ações com as comunidades visando o restauro de áreas degradadas da região Xingu Araguaia. As sementes coletadas pela rede já possibilitaram a restauração de mais de 3.500 hectares de áreas degradadas nessa região, recuperando centenas de nascentes e matas de beira de rio.
Juventudes da Prelazia de são Félix do Araguaia se manifestam contra a PEC 55:
November 17, 2016
Carta Aberta;
Nós, participantes do Setor Juventude, do Conselho Indigenista Missionário, da Pastoral da Criança, Comissão Pastoral da Terra, Direitos Humanos e das comunidades católicas, todos reunidos ao nosso bispo Dom Adriano Ciocca Vasino, com a presença de nosso amado bispo emérito Pedro Casaldaliga, em Assembleia de Pastoral das Comunidades da Prelazia de São Felix do Araguaia, viemos, por meio desta carta, comunicar que os efeitos da PEC 55/2016 estão sendo a morte dos direitos da população.
Educação e saúde gratuitas são direitos de todos nós, garantidos na constituição de 1988 como cláusulas pétreas, e não abriremos mão do que já é nosso. Além disso, no que diz respeito à saúde, nós, da região do Araguaia-Xingu, não podemos deixar de registrar a grande ameaça que sofrem nossos companheiros indígenas quando o ilegítimo governo propõe a redução radical de verbas e a municipalização e terceirização da saúde Indígena (INSI), tal projeto que além de inviável é inaceitável por nossa parte e pela parte desses povos lutadores, já foi expresso com a presença de inúmeras etnias em atos realizados em Brasília.
Já são mais de 1000 escolas e universidades ocupadas, as quais lutam para não perderem todas as conquistas ao longo de 30 anos de nossa jovem democracia e, na maior parte das vezes, são batalhas vãs, pois o novo governo retruca com todas as armas que possui e, pior que isso, age como se o que fazemos fosse crime. São estudantes apanhando da polícia, sendo torturados a mando do Estado, tratados como criminosos, desrespeitando todos os princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), como se tivéssemos voltado à Ditadura Militar.
Diante do exposto e de muitos outros fatos que não cabem nessas linhas, viemos ao público, em conjunto com nossas comunidades em Assembleia, mostrar que a nossa juventude está certa em dizer em que o que nós queremos é NENHUM DIREITO A MENOS.
São Felix do Araguaia – MT, segunda feira, 14 de novembro de 2016
Assembleia do Povo de Deus- Prelazia de são Felix do Araguaia.
November 17, 2016
Aconteceu em São Felix do Araguaia- MT a assembleia do povo de Deus, da Prelazia de São Félix do Araguaia. Iniciou-se com a celebração eucarística presidida por Dom Adriano. No dia seguinte, Pe. Paulo Cesar da Comissão Pastoral da Terra ( CPT) apresentou uma breve análise da conjuntura nacional, elencou dificuldades enfrentadas na questão agrária e indígena, bem como, os desafios encontrado junto ao judiciário e ao atual governo de Michel Temer .No decorrer dos dias, foram feitas as apresentações dos trabalhos realizados nos diversos regionais e pastorais presentes e atuantes na Prelazia. A assembleia é um momento muito importante para a Vida da Igreja , pois nela se tem uma visão do todo da prelazia, a partir das diversas realidades que a compõe, sendo assim, pode-se definir caminhos e diretrizes para a caminhada da mesma.A conclusão da Assembleia deu-se com a celebração eucarística onde foi feita a despedida dos padres José Joles e Angelo que no próximo ano retornarão para a diocese de Guarapuava-PR.
"Reforma do Ensino Médio é ataque frontal à docência"
November 11, 2016
Aprofundamento da desigualdade e aumento da evasão escolar. Eis os prováveis resultados, segundo a educadora Maria Izabel Noronha, de duas medidas do governo Michel Temer: o congelamento por 20 anos dos investimentos em saúde e educação e a Medida Provisória que reformou o ensino médio.
“Uma grande parcela dos alunos vai abandonar porque terá de optar pelo mercado de trabalho. O que estão fazendo é criar ‘vias naturais’ para retirar o jovem da escola e reduzir custos”, afirma a presidente do Sindicato de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.
Pastoral da criança junto ao povo Xavante.
November 09, 2016
Por: Ir Maria de Fátima
Igreja e povos Indígenas
Prelazia de São Felix do Araguaia é agraciada por vários povos indígenas, dentre eles esta os Xavantes de Marãiwatsédé. Este povo está em um processo muito bonito de organização na terra conquistada com muita luta. É maravilhoso ver as crianças e jovens felizes por está na terra .Estão já divididos em três novas aldeias. Através da pastoral da criança a Igreja se faz presente todos os meses com estes povos. É um trabalho de constante aprendizado, o dar e aprender está muito presente nessa realidade, acreditamos:
> Na luta e na contemplação, nas conversas noite adentro e na oração, de braços dados com os povos indígenas, com os pobres e excluídos, cresce a nossa própria fé.
> na Palavra de Jesus e na força do Espírito Santo, que é o Pai dos pobres e o protagonista da missão;
> - na força dos pequenos que é luz para o mundo;
> - na causa dos povos indígenas e nos seus projetos de vida, na sua força histórica, na sua utopia e no seu futuro;
> - em nossa missão que é gratuita, específica, integral e universal;
> - na possibilidade de transformações que farão emergir um mundo novo para todos;
> - em nossos companheiros e companheiras, os quais um e uma carregam o fardo do outro e da outra;
> - no perdão recíproco dos companheiros e das companheiras com os quais partilhamos o ideal da causa indígena e da causa maior do Reino;
> - em nós como pessoas articuladas numa comunidade missionária que é uma comunidade de interpretação e transformação do mundo;
> - na luta que continua e em nossa resistência que não foi e nem será em vão. Este credo feito no final da Assembleia do CIMI possa nos fortalecer todos os dias nesta causa.
Policia invade Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) sem mandado de busca e apreensão
November 04, 2016
Na manhã desta sexta-feira (04), cerca de 10 viaturas da polícia civil invadiram a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) em Guararema, São Paulo.
De acordo os relatos, os policiais chegaram por volta das 09h25, pularam o portão da Escola e a janela da recepção e entraram atirando em direção às pessoas que se encontravam na escola. Os estilhaços de balas recolhidos comprovam que nenhuma delas são de borracha e sim letais.
Neste momento, a polícia está em frente à ENFF. Diante da ação de advogados, os policiais recuaram. A invasão na Escola ocorreu sem mandado judicial, o que é ilegal.
O MST repudia a ação da polícia de São Paulo e exige que o governo e as instituições competentes tomem as medidas cabíveis nesse processo. Somos um movimento que luta pela democratização do acesso a terra no país e a ação descabida da polícia fere direitos constitucionais e democráticos.
Encontro Nacional de Formação da CPT debate a questão agrária atual
November 05, 2016
Por: Cristiane Passos - CPT Nacional
Reunidos no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), entre os dias 22 e 25 de outubro, cerca de 60 agentes da CPT de todo o país debateram a “questão agrária no Brasil atual: permanência, possibilidades e limites atuais.
Os e as agentes da CPT iniciaram o Encontro compartilhando as lutas pela terra e territórios em cada região do país, os principais conflitos e dificuldades enfrentadas pelos povos do campo. Entre os temas, destacaram a falta de regularização fundiária, os grandes projetos implantados em detrimento dos povos do campo, como o MATOPIBA, a especulação imobiliária que tem se expandido, também, na zona rural, além de ameaças e violências contra os e as trabalhadoras, bem como contra os e as agentes da CPT e de outras entidades de luta.
CNBB: “PEC 241 é injusta, seletiva, supervaloriza o mercado e afronta a Constituição”
October 30, 2016
Em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 27, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, de autoria do Poder Executivo.
Apresentada como fórmula para alcançar o equilíbrio dos gastos públicos, a PEC 241 limita, a partir do ano que vem, as despesas primárias do Estado, como a educação, saúde, infraestrutura, segurança, funcionalismo e outros, para os próximos 20 anos.
Na nota, os bispos afirmam que a proposta é injusta e seletiva. “Ela elege, para pagar a conta do descontrole dos gastos, os trabalhadores e os pobres, ou seja, aqueles que mais precisam do Estado para que seus direitos constitucionais sejam garantidos”, diz um trecho.
Índios realizam manifestação contra a Portaria 1.907/16 em Santa Terezinha.
October 26, 2016
Os Índios da etnia Karaja e Tapirapé, das aldeias Macaúba, São João, Ibutuna e São Domingos que ficam localizadas na Ilha do Bananal às margens do Rio Araguaia onde faz divisa com o município de Santa Terezinha/MT e das aldeias Itxalá, Hawolará e Mayteri localizadas no município, realizaram uma manifestação pacífica contra a Portaria 1907/16 publicada em 17 de outubro de 2016 pelo Ministro da Saúde que, revoga a Portaria 475 de 16 de março de 2011, que delegava atos de gestão orçamentária e financeira, à Secretaria Especial de Saúde Indígena(SESAI), revoga também as atribuições do ordenador de despesas, subdelegadas aos coordenadores dos DSEIs, por meio da Portaria 33 de 22 de maio de 2013, implicando que a partir de 18 de outubro de 2016, todos os DSEIs não poderão mais emitir notas e créditos e de empenhos de fundos, conceder diárias, requisitar em objeto de serviço passagens e transporte por qualquer via ou meio, de pessoas e bagagens, devendo, inclusive, suspender todos os pregões que estão em andamento, adjudicados ou homologados, e submetê-los ao gabinete da SESAI para as devidas providências.
Dia Nacional da Juventude 2016- Prelazia de São Felix do Araguaia
October 16, 2016
Por: Setor juventude
Nos dias 15 e 16 de outubro aconteceu em São Felix do Araguaia o Dia Nacional da Juventude com o tema: "Juventude e Nossa casa comum" e o lema: "Vou criar novo céu e nova terra" . Foram realizadas oficinas de diversas pastorais já existentes na Prelazia como: Pastoral da criança, pastoral da terra, entre outras. No dia seguinte para finalizar o evento foi celebrada a eucaristia, presidida por Pe Thiago e concelebrada por Dom Pedro Casaldaliga, bispo emérito. Para finalizar o evento o grupo de jovens de Querência fizeram algumas apresentações culturais e em seguida com uma breve oração fizeram o envio da juventude para suas respectivas comunidade, com o compromisso de ajudar na missão e em defesa da casa comum, anunciando e denunciando a injustiça existente na região.
Lançamento da agenda Latino-Americana 2017
October 16, 2016
Por: Antonio Calos Pereira da Silva
No dia 21 de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo (SP), será lançada a Agenda Latino-Americana 2017. O evento acontecerá a partir das 19h30 no Salão Prestes Maia.
Em tempos sombrios, de destruição desenfreada de nossa Casa Comum, é preciso lutar. É preciso resistir ao lado dos mais pobres, que mais sofrem com os projetos que visam o lucro acima das vidas. É preciso articular, dialogar, somar forças. No dia 21 de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo (SP), será lançada a Agenda Latino-Americana 2017. O evento acontecerá a partir das 19h30 no Salão Prestes Maia.
Em tempos sombrios, de destruição desenfreada de nossa Casa Comum, é preciso lutar. É preciso resistir ao lado dos mais pobres, que mais sofrem com os projetos que visam o lucro acima das vidas. É preciso articular, dialogar, somar forças.
Divulgação: Pela liberdade dos presos da reforma agraria em Goias
October 06, 2016
Subsídio para a Campanha Internacional de
Liberdade aos presos da Reforma Agrária – 2016 –
22 de setembro de 2016.
Está em curso uma grave e perigosa estratégia de criminalização do MST no estado de Goiás, a qual entendemos ser um atentando aos direitos humanos e um potencial risco para a luta popular não apenas no estado, mas em todo o país. Embora ainda circunscrita ao estado goiano, as ferramentas deste processo de criminalização e de estabelecimento de estado policial poderão ser utilizadas em qualquer outro estado brasileiro ou mesmo em âmbito federal, principalmente neste período de ruptura democrática.
No dia 12 de abril os juizes Thiago Brandão Boghi, Rui Carlos de Faria e Vitor Umbelino, das Comarcas de Santa Helena, Mineiros e Rio Verde, respectivamente,decretaram a prisão preventiva de quatro militantes do MST, que, apesar de não terem cometido nenhum crime, são acusado de fazerem parte de uma Organização Criminosa. O agricultor Luiz Batista Borges, integrante do acampamento Pe. Josimo Tavares, foi preso ao se apresentar na delegacia de Rio Verde, Goiás, no dia 14 de abril. No dia 31 de maio o militante José Valdir Misnerovicz, reconhecido nacional e internacionalmente como lutador pela reforma agrária, foi preso em uma ação articulada entre aspolícias de Goiás e do Rio Grande do Sul, onde se encontrava Valdir. Já, Lázaro Pereira da Luz foi preso dia 15 de junho último, em Itapaci, Goiás.Os militantes Natalino de Jesus e Diessyka Lorena estão exilados.
Esta é a primeira vez no Brasil que o MST é criminalizado com base na lei 12.850/2013, que diz respeito às organizações criminosas. Esta lei, supostamente criada para atuar contra lavagem de dinheiro e tráfico, pode ser considerada a legitimação de um verdadeiro Estado de Exceção. Com base nela, os inquéritos correm de forma sigilosa e podem automaticamente contar com delação premiada, infiltração de agentes, quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico, escuta ambiente e outras arbitrariedades.
Diferente do enquadramento Formação de Quadrilha, acusação que historicamente os juízes reacionários tentavam imputar ao MST e que nunca foi acatada pelos tribunais superiores, a Organização Criminosa pressupõe a teoria do Domínio dos Fatos. Ou seja, a rigor, entendendo o MST como organização criminosa, qualquer militante pode ser acusado em qualquer inquérito que seja iniciado. É a tentativa absurda de colocar na ilegalidade um movimento democrático, que luta pela reforma agrária no Brasil.
Toda essa ofensiva é fruto de um avanço das forças conservadoras em nível estadual e em nível nacional. Nos últimos três anos e meio a luta pela terra em Goiás passou por uma intensa massificação, saltando de 600 famílias acampadas em 2013 para 6.500 famílias em 2016. Nesse período ocorreu a ocupação Dom Tomás Balduíno, no complexo Santa Mônica, latifúndio improdutivo de propriedade de um senador brasileiro e fruto da expropriação de camponeses, e da Usina Santa Helena, latifúndio canavieiro que deve cerca de 1,1 bilhão de reais a trabalhadores e à União.
Diante desse crescimento, o agronegócio, articulado com o poder judiciário local e estadual, com o legislativo federal e com o executivo estadual, desencadeou esse processo de repressão, com perspectiva de inviabilizar a luta pela terra no estado.
Em nível federal, o golpe em curso tem fortes vínculos com o agronegócio e com as forças conservadoras do judiciário e do legislativo. A iniciativa de enquadrar o MST como organização criminosa, apesar de ter iniciado em Goiás, já é defendida pela Bancada Ruralista do Congresso Federal e por figuras políticas que estão à frente do golpe.
Coordenação do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino
Nossa Senhora do Rosário
October 06, 2016
A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, o Congado se tornou também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia.
Embora alguns autores atribuam a gênese do Congado a uma influência européia, ligando-a às lutas religiosas da Idade Média, a hipótese mais forte é que defende a origem afro-brasileira do culto. É importante lembrar que o processo de catequese, através de missionários dominicanos, levara Nossa Senhora do Rosário à África, impondo seu culto aos negros. O acréscimo dos elementos de coroação de reis, lutas e bailados guerreiros é a contribuição africana, numa rememoração das práticas da Terra-Mãe.
Mas o traço decisivo da criação do Congado ocorrerá no Brasil colonial, através do processo aculturativo: de um lado, o modelo religioso do branco, de outro, a recriação do negro.
Agentes de pastorais da Prelazia de São Felix do Araguaia se reúnem para o retiro anual.
October 05, 2016
Por: Frei Arcides
De 26 de setembro a 1º de outubro último reunira-se em Santa Terezinha do Araguaia(MT) os agentes de pastoral da Prelazia de São Felix do Araguaia. Este encontro é realizado todos os anos nesta época e nela acontece o Retiro( 4 dias completos) e mais 2 dias para debater e encaminhar questões pastorais. Esta última parte é chamada tradicionalmente de “Bolinho”. A razão deste nome é por que logo após a Páscoa acontece em São Felix do Araguaia um encontro de uma semana denominado há muito de “Bolão”.
O fato deste evento ser realizado em Santa Terezinha tem a ver com a história da Prelazia. Inclusive antes da criação da Prelazia, já em 1952 as Irmazinhas de Jesus chegaram a esta região para acompanhar e conviver com os Tapirapé, povo ameaçado de extinção. Mais tarde , uma década de 1970 por aqui atuar o intrépido Pe Francisco Jentel, parceiros de peões e posseiros na luta contra o latifundiários e pistoleiros. Ele construiu a famosa “capela do morro” é considerado o mártir do Araguaia.
Por tanto este lugar ( centro de formação e capela) é um espécie de referência espiritual para Prelazia de São Felix do Araguaia . Dos extremos da prelazia até a Santa Terezinha são cerca de 500km, uma boa parte em estrada de chão. Mas o local é excelente para um retiro as margens do velho Araguaia e um bosque nativo no entorno do morro.
Esquenta DNJ, na área pastoral pe João Bosco.
October 02, 2016
Por Luiz Claudio
Aconteceu no dia 25 de setembro o "Esquenta DNJ", na área pastoral Pe João Bosco, durante todo o dia, concluído com a eucaristia presidida pelo Pe Tiago (neo ordenado). Seguiu o tema proposto pela CF 2016, refletido pelas Pontifícias Obras Missionárias, sob inspiração da Laudato Si, do papa Francisco.Tema do Encontro: Juventude e Nossa Casa Comum. Lema: Vou criar um Novo Céu e Nova Terra (Is 65,17). Dentre os materiais refletimos a partir do primeiro Encontro do Livrinho em preparação ao DNJ 2016. Iniciamos com a Oração do Oficio Divino da Juventude na Igreja do Santuário dos Mártires no Ribeirão Bonito. Aproximadamente cerca de cinquenta jovens participaram do encontro sendo eles dos respectivos regionais: Bom Jesus do Araguaia, Querencia e Ribeirão Cascalheira. O encontro foi assessorado por Luiz Claudio e Irmã Maurícia.
Candidatos à prefeitura de São Félix do Araguaia assinam carta compromisso com políticas socioambientais
September 20, 2016
Na carta, entidades da AXA e representantes de movimentos sociais reivindicam compromisso com o desenvolvimento sustentável do município.
Por Carla Ninos\AXA
São Félix do Araguaia – Os candidatos à prefeitura de São Félix do Araguaia, José Antônio de Almeida (PSDB) e Janailza Taveira Leite (Solidariedade), assinaram nesta segunda-feira (19) a carta compromisso elaborada pelas entidades da Articulação Xingu Araguaia (AXA) em diálogo com representantes de movimentos sociais da região. Na reunião, realizada no auditório do Ministério Público Estadual, os dois candidatos se mostraram abertos ao diálogo com a sociedade e comprometeram-se, caso sejam eleitos, a trabalhar para o fortalecimento de um modelo socioambiental participativo e justo, de acordo com as propostas apresentadas pela carta e em diálogo permanente com as organizações e movimentos sociais.
Políticos declaram e exploram terras em áreas indígenas, na Amazônia e no MS
September 20, 2016
Por Alceu Luís Castilho
O prefeito atual de Alto Boa Vista (MT), Leuzipe Gonçalves (PMDB), foi
denunciado em março por desmatamento em área indígena. Segundo o
Ministério Público Federal (MPF), ele exercia atividade agropecuária –
sem licença ambiental – dentro da Terra Indígena Marãiwatsède, no Mato
Grosso. Em 2012, ele declarou possuir 514 alqueires (pelo menos 1243
hectares), sem especificar o local. Mas o caso data de 1997, relativo à
fazenda Jabuti – totalmente nos limites da terra indígena.
Outros políticos tinham terra no local. Entre eles o ex-prefeito de São
Félix do Araguaia (MT), o pecuarista Filemon Limoeiro (PSD). Em 2012 o
Diário de Cuiabá enumerou, ainda, um ex-prefeito de Alto Boa Vista,
Aldecides Cirqueira (e seu irmão, Antonio), um ex-vice-prefeito do
município, Antônio Mamed Jordão (PPS, dono de mais de 5 mil cabeças de
gado em 2008), um ex-vereador de Rondonópolis (MT), Mohamad Zaher, e um
ex-vereador de Alto Taquari (MT), Admilson Rezende, além do
desembargador Manoel Ornellas.
Encontro de formação liturgica
September 20, 2016
Por: Daniel Carvalho
Aconteceu no último dia 18, em Bom Jesus do Araguaia, o encontro de formação sobre canto litúrgico solicitado na Assembleia do Povo de Deus em 2015, das áreas Tia Irene e Pe. João Bosco. Com assessoria da Equipe de Pastoral Litúrgica da Prelazia e participação de mais de 80 pessoas, o encontro foi bastante proveito, segundo avaliação dos participantes. Foram trabalhados cantos para os diferentes tempos do ano litúrgico, conforme o rito da missa. Silvia, que especialmente preparou e assessorou o encontro, nos lembrou que não se pode cantar 'qualquer coisa' e que, os cantores, não devem fazer 'show', mas sim, cantar a missa, ou seja, cantar a liturgia própria de cada tempo, de cada domingo.Lá também foram compartilhados os mais de 700 áudios recolhidos dos cantos do livro 'Cantos do povo de Deus', que usamos em nossas celebrações. Querência, Luciara, São Félix do Araguaia e Novo Santo Antônio, infelizmente, não puderam participar. O próximo encontro, nas áreas Manuel Luzón e Ir. Genoveva, acontecerá no dia 22 de Outubro, em Porto Alegre do Norte.
Festejo de Nossa senhora da Guia no assentamento Bordolandia.
September 18, 2016
No dia 18 de setembro aconteceu no assentamento Bordolandia o festejo de sua padroeira, a comunidade se localiza no regional de Bom Jesus do Araguaia. Segundo moradores do assentamento a escolha de Nossa senhora da Guia é para simbolizar toda luta que o grupo teve para adquirir seu pedaço de terra. O festejo iniciou-se com a Eucarítia presidida por Pe. Damiano e em seguida aconteceu apresentações culturais e um belo forró para alegrar ainda mais este momento de festa. Desejamos a comunidade muita paz e alegria.
Ribeirão Cascalheira, uma página importante para a História do Brasil e do Mundo. Casaldáliga e o martírio da Amazonia
September 18, 2016
Por: Lucas e Luiz Claudio.
O artigo destaca a importancia que Ribeirão Cascalheira tem para a História do Brasil e do Mundo, a importancia que a Romaria dos Mártires tem escrita em várias mãos de nossas memórias de luta.
O senhor de corpo franzino, dependente da cadeira de rodas, era ansiosamente aguardado na noite do terceiro sábado de julho em Ribeirão Cascalheira, a 891 km de Cuiabá, no nordeste do Mato Grosso. Pela primeira vez, a presença de dom Pedro Casaldáliga na Romaria dos Mártires, que ele criou há 30 anos, era uma incógnita.
Aos 88 anos, o bispo emérito de São Félix do Araguaia continua lúcido, mas o agravamento do Parkinson tem afetado cada vez mais sua fala e a coordenação motora. Os deslocamentos e as aparições públicas são cada vez mais raros.
Entidades da região lançam carta de reivindicações e querem compromisso dos candidatos às prefeituras
September 18, 2016
Por Carla Ninos/AXA
A carta compromisso apresenta propostas das organizações da AXA e de movimentos sociais voltadas para políticas públicas relacionadas à pauta socioambiental para os municípios da região Araguaia/Xingu.
São Félix do Araguaia (MT) – A Articulação Xingu Araguaia (AXA) sempre atuou para fortalecer o tecido socioambiental da região do Araguaia Xingu, visando um desenvolvimento regional que integre produção, preservação do meio ambiente e justiça social. A partir de toda a experiência acumulada pela atuação das organizações que fazem parte da rede, a AXA construiu uma série de propostas para a melhoria da gestão socioambiental municipal, que serão apresentadas aos candidatos à prefeitura de oito municípios da região.
O objetivo é abrir um canal de diálogo direto com os candidatos e estimular reflexões para que, se eleitos, tenham o compromisso com o fortalecimento de um modelo socioambiental participativo e justo, fundamental para a proteção do meio ambiente e das populações que vivem na região Araguaia/Xingu.
Festejo em Santa Terezinha
September 15, 2016
Por: Edvaldo Antunes
Nos dias 23 de setembro a 01 de outubro irá acontecer no regional Santa Terezinha o festejo de sua padroeira, com celebrações diárias e logo após barraquinha e leilões.
A festa tem por objetivo animar e fortalecer a comunidade na fé cristã, valorizando a religiosidade popular da região, pois a cidade carrega em si o grande protagonismo de libertação das mãos do Latifundio . O festejo é uma oportunidade para fazer a memoria histórica da caminhada desse povo, trazendo presente os protagonistas na construção de sua história, entre eles o memorável Pe Jentel que muito lutou pela vida, animação e libertação dessa comunidade.
Encontro das CEBs 24 E 25 de setembro em São Felix do Araguaia
September 14, 2016
Por: Irmã Margarida
“ CEBs um novo jeito de ser Igreja”
Queridos companheiras e companheiros na missão
Passadas quatro gerações, as CEBs construíram sua história e, hoje, são conclamadas a se pronunciar sobre sua identidade. Talvez muitas pessoas têm a impressão de que as CEBs sejam algo do passado ou que desapareceram. Mas, na verdade, elas estão presentes e são atuantes, com grande vitalidade. Mesmo que estejamos vivendo numa conjuntura sócio-eclesial desafiadora, e, não obstante suas evidentes contradições, este é um contexto favorável às CEBs.
Segundo D. Luciano Mendes de Almeida, a Igreja é chamada a ser sinal do Reino de Deus para o mundo, e as CEBs são chamadas a ser um sinal para a Igreja. Ainda que minoritárias e de menor visibilidade, continuam sendo fermento do evangelho, ajudando a Igreja a não perder de vista seu ideal. Queremos uma CEBs que saia de si e leve para outras comunidades seu ânimo, seu entusiasmo e suas descobertas, e assim se fortalecerá e poderá ser estímulo para que as outras sejam também solidárias, participativas e evangelizadoras
Decreto da CNBB sobre o ano Mariano
September 10, 2016
Ano Mariano - 2016-2017 DECRETO N°10/2016
O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, CONSIDERANDO
que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunida em sua 54a Assembleia Geral Ordinária, realizada em Aparecida de 06 a 15 de abril de 2016, aprovou a PROCLAMAÇÃO DO ANO MARIANO NACIONAL, a ser celebrado de 12 de outubro de 2016 a 1 1 de outubro de 2017, tendo em vista os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, e no uso das competências que lhe são atribuídas pelo art. 54, c, do Estatuto e pelo Art. 218, c, do Regimento da CNBB, DECRETA a sua promulgação, por meio do Comunicado Mensal da CNBB, entrando em vigor nesta data. Dado em Brasília-DF, no dia 24 de agosto de 2016
Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília - DF
Presidente da CNBB
Povo Xavante é rejeitado pela prefeitura de Alto Boa Vista-MT
September 09, 2016
Depois de duas ocas da Aldeia Marãwatséde ser queimada a comunidade Xavante pede ajuda ao município de Alta Boa Vista-MT, porém os indígenas não são atendidos. Gostaríamos de saber onde está os 2 milhões de reais de ICMS ecológico anuais repassado ao município? Por que esse dinheiro que é para causa indígena não está sendo devolvido ao povo Xavante?
Visite a página dos Xavantes e conheça um pouco da realidade desse povo tão sofrido. Ajude-nos a salvar nosso povo indígena.
Nota do CONIC sobre a atual conjuntura, ''escuridão a luz e da luz a escuridão”. (Is 5.20)
September 09, 2016
A diretoria do CONIC, reunida nos dias 5 e 6 de setembro de 2016, manifesta-se em relação ao atual contexto social, político, religioso e econômico pelo qual passa o Brasil.
Desde março de 2014, no contexto de memória dos 50 anos do Golpe civil-militar, temos nos pronunciado publicamente e chamado a atenção para a fragilidade da democracia brasileira e dos riscos que isto representaria ao país.
Compreendemos que os últimos fatos ocorridos demonstraram, por si só, que nossa democracia é limitada e inconclusa.
Os anos de abertura democrática não lograram desmontar as estruturas geradoras de desigualdades.
Entendemos que a decisão do Senado brasileiro de confirmar o impedimento da presidente Dilma Rousseff repetiu as trajetórias recentes ocorridas no Paraguai e em Honduras, em que presidentes democraticamente eleitos foram depostos. As rupturas na democracia têm significado, em nosso continente, o aprofundamento de um modelo econômico baseado na concentração de renda e na exclusão social. Os únicos a ganharem com estas rupturas são as velhas elites que se apropriam dos recursos públicos e optam pela especulação financeira em detrimento da produção.
Dentre as várias medidas anunciadas, preocupa-nos, de forma especial, a PEC 241/2016, que congela os gastos públicos por 20 anos. Esta PEC limitará os recursos para a saúde e para a educação públicas, colocando em risco as conquistas alcançadas nos últimos anos.
Seminário sobre o Concilio Vaicano II
September 08, 2016
Nos dias 4 a 7 de setembro realizou-se na prelazia de são felix do araguaia o seminário sobre o Concilio vaticano II, sendo ministrado por Padre José Oscar Beozzo.
O Concílio Vaticano II foi anunciado pelo Papa João XXIII no dia 25 de janeiro de 1959, na Basílica de São Paulo fora dos muros. A intenção da convocação era mais com uma preocupação pastoral do que dogmática. Na festa de Pentecostes do ano do anúncio, montou-se uma comissão para elencar os pontos importantes a serem tratados nele. A preocupação da Igreja era o mundo moderno e modo de dialogar com ele. A comissão escreveu cartas aos bispos do mundo inteiro para que eles ajudassem, indicando as problemáticas de cada Igreja particular. No dia 05 de junho de 1960, a fase preparatória começou com o objetivo de elaborar esquemas que pudessem dirigir as reflexões durante o Concílio. Assim, no dia 11 de outubro de 1962, teve a Solene abertura do vigésimo primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, no Vaticano, onde participaram mais de 2.000 bispos. No discurso inaugural, Papa João XXIII posicionou o objetivo geral daquele evento: “a finalidade principal deste Concílio não é, portanto, a discussão de um ou outro tema da doutrina fundamental da Igreja, repetindo e proclamando o ensino dos Padres e dos Teólogos antigos e modernos, que se supõe sempre bem presente e familiar ao nosso espírito.
Mensagem do bispo para o mês da Bíblia.
September 04, 2016
Por Dom Adriano
Queridos irmãos e irmãs,
neste ano de 2016, no mês da Bíblia, o livro bíblico a ser estudado e meditado é o do profeta Miquéias. O tema é: “A profecia em defesa da vida”. O lema é uma frase do próprio livro de Miquéias: “Praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o teu Deus” (Mq 6,8).
Miquéias era um homem do povo, bem do interior. Criado na roça, sua linguagem é simples e direta: pão, pão! queijo, queijo! Não usa meio termo e vai direto ao assunto. Ele vive muito identificado com o povo da roça, que era explorado e oprimido pelos grandes (Mq 2,1-2). Miquéias é um lavrador que observava como as terras dos pobres eram tomadas e invadidas (Mq 2,2). Ele denuncia a terrível dominação que os grandes impunham ao povo trabalhador (Mq 3,3; 3,9-11). Faz denúncias muito fortes contra Judá e contra Samaria e indica as causas: exploração, latifúndio, propinas, corrupção, vontade de ganhar dinheiro sem preocupação com os pobres.
Miquéias era um homem pé no chão, que alimentava sua fé a partir das histórias que ele ouvia do seu povo, desde criança, em casa e nas celebrações, as quais ele deve ter aprofundado nas reuniões da comunidade local.
Mensagem da CNBB para eleições 2016
September 04, 2016
Os bispos e as coordenações das dioceses do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunidos em assembleia, na cidade de Cuiabá – MT, dirigem sua mensagem aos cristãos católicos, por ocasião das eleições municipais deste ano de 2016. Estas eleições têm a proximidade dos candidatos com os eleitores. Isso desperta mais interesse e facilita as relações, mas pode levar ao crime da compra e venda de votos, à divisão de famílias e da comunidade. O cristão respeita as diferenças e não faz delas motivo para inimizades ou violência. Para escolher e votar bem é preciso conheceros programas dos partidos, os candidatos e sua proposta de trabalho, sabendo distinguir as funções para as quais se candidatam. Dos prefeitos, no poder executivo, espera-se conduta ética nas ações públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos e com os poderes econômicos...
Ordenação presbiteral do Diácono Tiago Polonha
August 27, 2016
O Arcebispo de Curitiba, D. José Antônio Peruzzo celebrou a missa de ordenação do Diácono Tiago Felipe Polonha na sexta-feira (26), na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Rio Branco do Sul.
Tiago Polonha já está em missão na Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, e espera poder contribuir para o desenvolvimento da comunidade em que for inserido. “Espero como padre conseguir desenvolver um bom trabalho, continuando com esse ardor missionário que me levou até o Mato Grosso. Quero fazer o possível para conformar minha vida à de Jesus e lutar junto com o povo para construir uma sociedade mais justa e igualitária”, comenta.
Ministério Publico apreende madereiros em terra da união.
August 18, 2016
Por Comissão Pastoral da Terra e Conselho Indigenista Missionário.
Nos dias 16 e 17 de agosto o Ministério Público Federal, representado pelo procurador Federal da República Doutor Wilson Rocha, juntamente com agentes da Policia Federal, realizaram visitas de vistoria aos povos Tapirapé e Kanela e à região, para orientar aos que residem próximo à Gleba São Pedro, situada entre os municípios de Luciara-MT e Porto Alegre do Norte-MT, de que a área é da união e está destinada a demarcação para o povo Kanela. Na vistoria pelo território, Procurador e agentes depararam-se com madeireiros desmatando o território e uma extensa área já desmatada, o responsável pelo desmate desse flagrante, chama-se José Luciman Souza Luz, morador de Luciara e candidato a vice prefeito da cidade. Na ocasião, apreendeu-se motosserras e machados, que após a apreensão, foram levados para a delegacia da Polícia Federal de Barra do Garças-MT. Tanto o operador do motosserra quanto o senhor Simão Luz serão chamados a prestar depoimentos na delegacia da Polícia federal, de acordo com o Procurador, só não foi possível prender o mandante do desmatamento por não haver policiais o suficiente para fazer sua segurança e como na área onde se encontravam não havia sinal de telefone, não houve como acionar a policiar militar para encaminharem os responsáveis para a delegacia de Polícia Judiciaria Civil, porém o procurador recolheu depoimentos e provas do fato e irá indiciar os mandantes para que sejam ouvidos e julgados de acordo com a constituição federal.
Pastoral da Juventude: Romper barreiras, renovar as esperanças e celebrar a vida! Esse é nosso jeito jovem de ser Igreja!
August 18, 2016
Por Marco Antonio Gallo – Agente de Pastoral Assessor da Juventude
Estamos vivendo momentos difíceis nos mais variados campos da vida social em nosso país, de maneira muito especial na política e no entendimento do conceito da pessoa humana. Em meio a esse drama da pós-modernidade a Igreja é chamada a ser sinal dos caminhos em que a juventude deve percorrer na construção do Reino.
Essa crise da Pós-modernidade incide de modo bastante agressivo sobre a juventude, que encontra-se em busca de seus fundamentos na expressão de um novo jeito de se entender como sujeito da História. Por isso é nossa Missão enquanto Pastoral da Juventude, apontar um caminho de comunhão para que unidos possamos a partir de uma experiência de fé localizarmo-nos na história em busca do protagonismo. Entendemos que só assim é possível tornar nítido que somos Povo de Deus, embora somos diferentes do “convencional” e com todas as nossas novas tendências não fazemos parte do exército da mesmice!
Buscando ser esse Sinal nossos grupos nesse semestre estão fazendo um estudo sobre a história, mística e identidade da Pastoral da Juventude, afim de firmar na caminhada um compromisso sólido e frutífero!
Encontro dos Povos Índigenas em Santa Terezinha.
August 12, 2016
Os povos indigenas Karajas, Tapirapes e Kanela estiveram reunidos na Camara Municipal de Santa Terezinha nos dias 10 e 11 de agosto. Abordaram temas muito relevantes como o ICMS bio. A criacao de uma Secretaria de assuntos indigenas. Discutiram a saude dos seus povos, o atendimento do SESAI. O atendimento no Hospital. Estiveram presentes as liderancas das varias aldeias da regiao. As liderancas do SESAI. O prefeito do municipio no primeiro dia, e os agentes de pastoral da Prelazia Marco Antonio e Angelo. Os agentes de pastoral reiteraram o compromisso da Prelazia com os povos indigenas e ajudaram em algumas discussoes.
UM DIA PARA DENUNCIAR A MORTE E ANUNCIAR A VIDA!
August 12, 2016
Dia do Trabalhador Rural e Lançamento do caderno de Conflitos no Campo Brasil.
No dia 28 de Julho do presente ano, em Rondonópolis, o camponês e a camponesa demonstraram como mantem 70% da alimentação na mesa do povo brasileiro. Isso aconteceu na Praça Brasil, onde estes/as trabalhadores/as rurais de 09 municípios e 28 comunidades organizaram uma Feira Agroecológica com produtos sem utilização de agrotóxicos, naturais e frescos, durante todo o dia. Ao todo, contou com a presença de, em média, 250 pessoas, fora os transeuntes que visitavam, conversavam e compravam. Na feira houve café da manhã e almoço aos camponeses/as da feira, trabalhadores dos comércios e população em situação de rua.
Uma no cravo, outra na ferradura!
August 11, 2016
Enquanto atletas são convidados a plantar sementes de 208 espécies nativas que formarão a “Floresta dos Atletas”, em Deodoro, olimpicamente velozes, em 40 anos, desmatamos a Amazônia como um trator com uma lâmina de três metros se deslocando a 726 km/hora. “Uma espécie de trator do fim do mundo” como afirma o cientista Antônio Nobre.
Agora, com ajuda do Decreto que autoriza uso do ‘correntão’ para retirada de vegetação em MT, as queimadas ganham mais um aliado na modalidade “derrubada florestal rústica e agressiva”. A técnica, que possibilita retirada rápida de vegetação, era considerada crime. Para o Ibama, uso é agressivo à natureza e coloca em risco animais e plantas.
Campeões de um triste pódio!
Fonte:http://pimentanomeio.tumblr.com/
Rede de Sementes do Xingu realiza II Assembleia da Associação e XIII Encontro Geral
August 10, 2016
Nos dias 04 a 07 de agosto de 2016 aconteceu em São Felix do Araguaia -MT o XIII encontro da Rede de Sementes do Xingu e sua segunda assembleia. Reuniram-se grupos de coletores de várias regiões e aldeias do Mato Grosso e Pará.
A demanda por sementes nativas para a restauração nas cabeceiras do Rio Xingu no Mato Grosso foi o ponto de partida da Rede de Sementes do Xingu, que promove a produção de sementes como alternativa socioeconômica para 420 coletores.
Organizando grupos de coletores e organizações de diferentes identidades, origens e histórias, a Rede de Sementes do Xingu atingiu resultados expressivos se tornando uma referência no setor de sementes florestais no Brasil. Hoje a sua atuação se ramifica por 14 assentamentos rurais, 13 aldeias indígenas e uma reserva extrativista na Bacia do Rio Xingu.
Fonte:http://sementesdoxingu.org.br/
Dia Internacional dos povos Indígenas .
August 10, 2016
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data celebrada mundialmente no dia 09 de agosto e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1995 para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que ainda carecem da manutenção de alguns de seus direitos mais básicos.
Segundo dados da própria ONU, a população indígena no mundo está estimada em cerca de 370 milhões de pessoas, o que representa algo em torno de 5% da população mundial. No entanto, segundo a entidade, esses povos compõem cerca de um terço da população mais pobre do mundo e são expostos a uma série de problemas, que abrangem doenças, discriminação, perseguição, baixa expectativa de vida, ameaças territoriais e poucas garantias de verem cumpridos os seus direitos humanos.
No dia 07 de setembro de 2007, a ONU também aprovou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas¹, que visa garantir e reafirmar os direitos básicos dessa população em todo o mundo, servindo de instrumento para a imposição de sanções sobre aqueles países e governos que não visarem à manutenção de tais direitos.
Romaria dos Mártires 2016
August 09, 2016
ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA 2016: “PROFETAS DO REINO”
A Romaria aconteceu neste fim de semana nos dias 16 e 17 de julho, em Ribeirão Cascalheira – Prelazia de São Félix do Araguaia – no Mato Grosso. Confira o que aconteceu durante a romaria e o chamado feito por dom Pedro Casaldáliga
A Igreja de São Félix do Araguaia, onde o suor e o sangue fecunda o chão, já está em peregrinação, em caminhada. É tempo de preparar para Romaria dos Mártires. Nesta festa da vida vamos fazer memória dos 40 anos do martírio do Pe. João Bosco Penido Burnier, Pe. Rodolfo Lunkenbein e do índio Simão Bororo. Na mesma ocasião faremos memória do Martírio de Sepé Tiaraju – Patriarca da Causa Indígena, que há 260 anos gritou “Esta Terra é Nossa”.
Esta grande festa Pascal é um acontecimento de toda a Igreja de São Felix do Araguaia...
Retiro Juvenil de Pentecostes
May 16, 2016
Nos dias 14 e 15 de maio de 2016, aconteceu em Porto Alegre do Norte, um encontro do setor juventude da prelazia de São Felix em celebração ao dia de Pentecostes, solenidade que comemora a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos.
O encontro trabalhou de diversas dimensões o significado da solenidade de Pentecostes, e refletiu amplamente sobre o Martírio trazendo como tema: “Missão: Vidas pela Vida”, e lema: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também vos envio”, refletindo também sobre o Ano da misericórdia, incentivado, potencializado e tratado como necessidade para igreja por Papa Francisco...
“Ao saudar vocês, peregrinos brasileiros, o meu pensamento vai à sua amada nação. Nesses dias em que nos preparamos para Pentecostes, peço ao Senhor que derrame abundantemente os dons do Espírito Santo para que, nesses momentos de dificuldade, o país caminhe pelas sendas da harmonia e da paz com a ajuda da oração e do diálogo. Que a proximidade de Nossa Senhora Aparecida – que como uma boa mãe jamais abandona seus filhos – seja defesa e guia no caminho”.
(Mensagem do Papa Francisco aos brasileiros - audiência do dia 11/05/2016)
May 10, 2016
Brasília, 9/5/2016 – O Acampamento Terra Livre (ATL) começa na manhã desta terça (10/5), ao lado do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, com uma entrevista coletiva, às 11h (veja programação em anexo). O evento reunirá manifestantes de todo o país com o objetivo de reforçar as reivindicações dos povos indígenas pela garantia de seus direitos.
Serão realizados debates, atos e manifestações. O protesto faz parte da Mobilização Nacional Indígena, é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e apoiado por organizações indigenistas parceiras. A expectativa é reunir cerca de mil indígenas de todos os estados.
May 10, 2016
No dia 08 de maio de 2016 aconteceu no regional de Querência na comunidade Imaculada Conceição a missa do Crisma presidida por Dom Adriano Ciocca Vasino e concelebrada por Frei Arcides Favaretto OFM, e o diácono Tiago do regional de Cana Brava do Norte. Na ocasião foram Crismados 72 pessoas entre jovens e adultos.
Logo após a celbração eucarística , tivemos a tradicional festa do Crisma do salão paroquial, com muita dança e alegria. Momento de confraternização e de encontro com a comunidade.
Frei Arcides OFM
Pastoral da Juventude de Santa Terezinha, promove visitas e rodas de conversas nas escolas, criando espaço de discussões com o tema : A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA PROMOÇÃO SOCIAL.
O objetivo das visitas é formar e capacitar uma juventude para que saibam viver a realidade e sejam novos formadores de opinião, contribuibuindo para o crescimento intelectual e espiritual de nossa igreja particular Prelazia de São Felix do Araguaia.
No dia 04 de maio relizou- se na comunidade Nossa Senhora da Guia, da agrovila Lumiar- Confresa a missa para proferir os sacramentos do crisma,batismo e primeira eucaristia . Em companhia do Missionário Redentorista pe. Anemézio, D. Adriano ministrou o Sacramento do Crisma de dois jovens. Foi uma celebração que contou com a presença de muitos fiéis da região. Depois de uma bela celebração a comunidade festejou com um maravilhoso jantar, servido a todos que ali estavam. A prelazia de São Felix do Araguaia agradece aos Missionários Redentoristas pelo acompanhamendo que se tem dado às comunidades do regional de Confres..